Embora existam maneiras de executar alguns aplicativos Linux em dispositivos Android, todos esses métodos têm algumas limitações e não são oficialmente suportados pelo Google. No entanto, o Google está finalmente trabalhando em uma maneira oficial de executar aplicativos Linux no Android.
Aplicativos Linux no Android
Informações apontam que engenheiros do Google começaram a trabalhar em um novo aplicativo Terminal para Android algumas semanas atrás. Este aplicativo Terminal faz parte do Android Virtualization Framework (AVF) e contém um WebView que se conecta a uma máquina virtual Linux por meio de um endereço IP local, permitindo que você execute comandos Linux a partir do host Android.
Inicialmente, você tinha que habilitar manualmente este aplicativo Terminal usando um comando shell e então configurar a VM Linux você mesmo. No entanto, nos últimos dias, o Google começou a trabalhar na integração do aplicativo Terminal ao Android, bem como transformá-lo em um aplicativo tudo-em-um para executar uma distribuição Linux em uma VM.
Um conjunto de patches sob a tag “ferrochrome-dev-option” foi recentemente enviado ao AOSP que adiciona uma nova opção de desenvolvedor chamada Terminal Linux em Configurações > Sistema > Opções do desenvolvedor.
Bom, esta nova opção habilitará um “aplicativo de terminal Linux que roda dentro da VM”, de acordo com sua descrição proposta. Alternar esta opção habilita o aplicativo Terminal que é empacotado com o AVF.
Aplicativo Terminal
Atualmente, o aplicativo Terminal do Android ainda exige que você configure manualmente a VM Linux fornecendo uma imagem Debian e criando um vm_config.jsonarquivo, mas o Google planeja atualizar o aplicativo Terminal para cuidar disso para você. O Google ainda está trabalhando para melhorar o aplicativo Terminal, bem como o AVF antes de enviar esse recurso. O AVF já oferece suporte a gráficos e algumas opções de entrada, mas está se preparando para adicionar suporte para backup e restauração de snapshots, virtualização aninhada e dispositivos com uma arquitetura x86_64.
Ele também está se preparando para adicionar algumas páginas de configurações ao aplicativo Terminal, que é bem básico agora, além de um menu para copiar o endereço IP e parar a instância de VM existente. As páginas de configurações permitirão que você redimensione o disco, configure o encaminhamento de porta e, potencialmente, recupere partições.
Não sabemos quando o aplicativo Terminal será lançado, mas é possível que o vejamos chegar na atualização do Android 16 do ano que vem. Então, ainda demorará um pouco até o vermos em ação.
Via: Android Authority