Conexão fácil

Google simplifica o acesso a redes Wi-Fi públicas para usuários Android

Google está melhorando o login em redes Wi-Fi públicas no Android, facilitando a conexão ao usar dados salvos no navegador. A novidade promete mais praticidade para acessar redes públicas, sem necessidade de digitação manual.

Imagem de smartphone com acesso a Wi-Fi

Redes Wi-Fi públicas são um recurso diário, mas o processo de login costuma ser um desafio. Para tornar essa experiência mais ágil, o Google anunciou uma novidade para usuários de Android: uma atualização que promete facilitar o login em redes públicas através de um ajuste na exibição de Captive Portals – as telas que exigem autenticação para liberar o acesso.

Google facilita o acesso a redes Wi-Fi públicas para Android

Hoje, ao se conectar a um Wi-Fi público, o usuário geralmente precisa preencher dados manuais ou até usar contas de redes sociais para acesso. Esse processo ocorre porque o sistema abre a página em um Android System WebView, uma interface básica que não compartilha histórico de navegação nem informações de preenchimento automático, como ocorre no Google Chrome. Em resumo, o autofill não funciona nesses portais, obrigando o usuário a digitar tudo.

A nova solução para Captive Portals

Segundo relatórios recentes, o Google está trabalhando para abrir os Captive Portals em Android Custom Tabs, que permitem o uso do navegador padrão do dispositivo. Com isso, o login em redes Wi-Fi será simplificado ao contar com informações salvas, como senhas e dados de pagamento, por meio de preenchimento automático. Embora o código inicial já esteja em versões do Android, a função ainda não está completamente ativa, mas deve chegar em breve.

Menos digitação ao conectar em redes Wi-Fi

Assim, em pouco tempo, acessar redes públicas – como Wi-Fi de aeroportos, cafés e bibliotecas – será mais rápido e sem o inconveniente de lembrar ou digitar senhas. Essa atualização promete maior conveniência, o que é ideal para quem costuma esquecer senhas ou deseja uma conexão imediata.

No entanto, vale lembrar que, apesar dessa facilidade, os riscos de segurança em redes públicas permanecem. Ataques conhecidos como “evil twin”, onde redes falsas tentam roubar dados do usuário, ainda serão uma ameaça, portanto, cuidados básicos de segurança ao se conectar continuam essenciais. Essa mudança, porém, representa um avanço significativo na experiência de navegação em Wi-Fi público para usuários Android com versões a partir do Android 10.

Outras novidades para usuários Android

Além dessa atualização para Wi-Fi, o Google está desenvolvendo melhorias no suporte a fotos RAW em aplicativos de câmera de terceiros e também indicou recentemente o possível lançamento do Android 16.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile