O Google criou um teclado em braile para Android, sem necessidade de novo hardware

Programa de segurança do Google resolverá problemas de segurança em telefones Android
O Google lançou o programa Android Partner Vulnerabilities Initiative (APVI) para alertar os usuários sobre vulnerabilidades de segurança em telefones Android fabricados por empresas terceirizadas.

Para ajudar a tornar o Android mais acessível, o Google revelou seu novo teclado braile TalkBack, um teclado virtual implementado em dispositivos com Android 5.0 ou posterior.

Google criou um teclado em braile para Android

O Google diz que sua equipe colaborou com usuários e desenvolvedores de braile ao criar o recurso. Além disso, ele deve ser familiar para quem já digitou em braile antes:

Ele usa um layout padrão de 6 teclas e cada tecla representa um dos 6 pontos em braile que, quando tocados, formam qualquer letra ou símbolo. Para digitar um A, pressione o ponto 1; para digitar um B, os pontos 1 e 2 juntos.

O Google criou um teclado em braile para Android, sem necessidade de novo hardware
Animação: Reprodução | The Next Web.

O teclado funciona em qualquer campo de texto no Android e também permite excluir letras e palavras, adicionar linhas ou enviar texto. Ligar e desligar o teclado funciona como alternar entre teclados internacionais. No entanto, outros gestos do TalkBack não são suportados quando o teclado Braile está ativado.

O TalkBack é um recurso voltado para usuários com deficiência visual que fornece feedback sobre suas ações e lê suas notificações em voz alta. Ele pode ser ativado de várias maneiras, sendo a mais fácil pressionar as duas teclas de volume por três segundos (embora você precise ativar o atalho de acessibilidade no seu dispositivo).

Depois que o TalkBack estiver ativado, você poderá navegar para Acessibilidade > TalkBack > Configurações e selecionar o teclado Braile. Em seguida, você pode abrir um aplicativo com um campo de texto, como o Gmail, mover o foco para o campo de edição e selecionar alternar método de entrada.

Atualmente, o recurso suporta apenas braile graus 1 e 2 em inglês.

Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux, Android, hardware, programação e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, fique à vontade para acompanhar as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Fonte: The Next Web

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile