No Android 11, o novo sistema de permissão única foi expandido para abordar ainda mais questões de privacidade. Qualquer aplicativo que queira ver onde estamos, usar a câmera para ver o que vemos ou usar um microfone para ouvir o que ouvimos, agora nos dá a opção de permitir apenas uma vez.
O site do desenvolvedor Android 11 diz:
No Android 11, sempre que seu aplicativo solicita uma permissão relacionada à localização, microfone ou câmera, a caixa de diálogo de permissões voltada para o usuário contém uma opção chamada Somente desta vez. Se o usuário selecionar esta opção na caixa de diálogo, seu aplicativo receberá uma permissão temporária única.
Permissões únicas são uma adição fantástica ao Android 11
Isso significa que, ao abrir um aplicativo que deseja usar sua localização, câmera ou microfone, você receberá um prompt de permissão normal que diz Só desta vez. Quando você fecha o aplicativo, a permissão é automaticamente revogada até a próxima vez que você quiser usar o aplicativo.
Todos os nossos dados devem ser bem protegidos, mas qualquer coisa que funcione como um indicador de onde estamos no mundo deve ser tratado separadamente.
Ao usar um aplicativo para identificar uma música ou tirar uma foto, você sabe que o microfone ou a câmera estão ligados. Mas os aplicativos também podem permanecer ativos em segundo plano e continuar coletando dados.
O recurso de permissão única do Android 11 não é perfeito. Mas vê-lo expandido para incluir a câmera e o microfone é ótimo e dá esperança de que o Google continuará a nos fornecer ferramentas de privacidade que realmente importam.
Fonte: Android Central
Google Home adiciona um tema escuro e controles expandidos do Android 11
Emulador Android 11 do Android Studio oferecerá suporte para dispositivos dobráveis