
O Samsung DeX está prestes a receber uma transformação significativa em sua interface, refletindo a evolução do modo desktop que o Google vem desenvolvendo para o Android. A novidade surge junto ao Android 16, e já aparece em testes na interface One UI 8 da Samsung, indicando um novo capítulo na forma como dispositivos móveis se comportam em ambientes mais produtivos.
Samsung DeX estreia visual mais moderno, alinhado ao novo Android 16

O DeX, para quem não conhece, é a solução da Samsung que transforma smartphones e tablets da linha Galaxy em estações de trabalho com aparência e funcionalidade semelhantes às de um computador tradicional. Com a simples conexão a um monitor externo — seja via cabo ou sem fio — o usuário tem acesso a uma interface adaptada para multitarefa e produtividade.
Agora, graças às descobertas feitas pelo leaker conhecido como @DevOfIpos, sabemos que a Samsung está experimentando um design mais polido para o DeX. Esse novo visual apareceu rodando em um Galaxy S25 Ultra equipado com o One UI 8 baseado no Android 16, revelando mudanças sutis porém significativas.
Entre as novidades, destacam-se um sistema aprimorado de gerenciamento de janelas, uma barra de tarefas redesenhada com acesso direto à gaveta de aplicativos e um menu de Configurações Rápidas com visual renovado. Embora os elementos básicos já existissem em versões anteriores, tudo agora parece mais coeso com o “modo desktop” que o Google tem desenvolvido de forma nativa para o Android.
Essa sintonia entre a Samsung e o Google levanta a possibilidade de que as melhorias feitas no Android 16 estejam sendo pensadas para beneficiar diretamente parceiros como a Samsung, que já investem em experiências desktop há anos. A adoção precoce dessas novidades por parte da Samsung reforça essa teoria.
Além do novo visual do DeX, o vazamento revela outros detalhes da One UI 8, como melhorias na integração com os fones Galaxy Buds, efeitos de desfoque mais presentes em toda a interface, um novo aplicativo de compartilhamento rápido (Quick Share) e o uso da API “Private Space” — introduzida pelo Google no Android 15 — na funcionalidade da Pasta Segura.
Com esses avanços, a Samsung reforça seu compromisso com produtividade móvel e continua a liderar o desenvolvimento de soluções híbridas entre smartphone e desktop.