A Microsoft bateu o martelo e decidiu que o Windows Subsystem for Android (WSA) – que executa VMs Android que se comportam como outro aplicativo no Windows – é suficientemente estável para sair como a versão 1.0 e disponibilizado para todos. Portanto, o Windows Subsystem para Android está pronto para uso.
A Microsoft parece não ter feito um anúncio oficial sobre a disponibilidade do produto além do tweet abaixo de Cory Hendrixson, que atuou como gerente de desenvolvimento do projeto.
Windows Subsystem para Android está pronto
Embora seja ótimo que o Windows agora possa executar VMs Android, o tweet de Hendrixson precisa de análise. Os “50.000 aplicativos” que ele menciona estão disponíveis apenas na loja de aplicativos Amazon.com – não no maior bazar de digitais do Google Play.
Os aplicativos do Google não estão na loja da Amazon, nem os da Microsoft. Não consegui encontrar Twitter, WhatsApp, Slack, nenhum dos bancos que uso ou os aplicativos do governo australiano de que preciso para acessar os serviços.
Na verdade, é um trabalho difícil encontrar aplicativos que não sejam jogos na loja – e quando um termo de pesquisa dá frutos, ele oferece o que parecem aplicativos falsos que gritam “aqui estão os dragões”.
A ausência de um anúncio oficial também é um pouco preocupante, pois a Microsoft publicou na quinta-feira notícias de uma atualização do Subsistema para os canais Windows Insider e Beta. Essa versão é numerada 2209.40000.26.0, mas a versão do Subsistema que baixei quando testei o produto é numerada 2207.40000.8.0 – o que parece ser provavelmente uma versão anterior.
Como obter o Windows Subsystem para Android
A instalação do WSA é realizada com muita facilidade usando a Microsoft Store para instalar a loja de aplicativos Amazon como um aplicativo do Windows.
Isso faz com que o Windows o guie pela instalação do Subsistema e execute alguns passos em segundo plano para garantir que o Windows 11 esteja pronto para executar máquinas virtuais. Após alguns minutos de trabalho, o Windows é reinicializado e você está pronto para executar o WSA, que inicializou espontaneamente alguns segundos depois.
Depois de adquirir um aplicativo da loja de aplicativos da Amazon, ele aparece no Windows como apenas outro aplicativo. E depois de executá-lo, ele se comporta como qualquer outro aplicativo.
Conselhos da Microsoft
O conselho da Microsoft aos desenvolvedores sugere que o WSA é uma maneira ideal de atingir usuários do Windows com código escrito para Android. No entanto, observa que muitas coisas podem precisar mudar antes que um aplicativo se comporte bem no sistema operacional da área de trabalho. O código que assume a entrada de toque, por exemplo, pode não oferecer uma ótima experiência ao usuário quando usado com mouse e teclado.
A breve experiência do seu correspondente com o produto sugere que essas advertências são necessárias. Assim como os aplicativos mais úteis, para que o WSA se torne relevante para um público mais amplo, além dos jogadores casuais. Do jeito que as coisas estão, o WSA oferecerá aos desenvolvedores que trabalham em PCs com Windows uma maneira prática de testar o trabalho.
Falando em desenvolvedores, o WSA tem uma página no GitHub aqui.