Anunciadas Diretrizes de Comunicação do GNU
Esta imagem é liberada sob a GNU GPL, Versão 3 .

O desenvolvedor Richard Stallman anunciou o GNU Kind Communication Guidelines. O fundador do GNU espera que essas diretrizes encorajem as mulheres a se envolverem no desenvolvimento de software livre e “serem mais gentis nas discussões do projeto”. Assim, seguindo os passos do Código de Conduta do kernel Linux, acabam de ser Anunciadas Diretrizes de Comunicação do GNU.

O que é o GNU Kind Communication Guidelines

Anunciadas Diretrizes de Comunicação do GNU

Imagem liberada sob a licença internacional CC BY-SA 4.0 .

As Diretrizes de Comunicação do GNU fazem parte de um esforço para “começar a orientar as pessoas para a comunicação mais amável”.

As Diretrizes, porém, diferem de um Código de Conduta. Segundo Richard, o objetivo é alertar para sobre os benefícios em torno do desenvolvimento de software livre e as regras a serem adotadas pelo pessoal envolvido.

Por favor, seja especialmente gentil com outros contribuintes ao dizer que eles cometeram um erro. Programar significa cometer muitos erros, e todos nós o fazemos – é por isso que os testes de regressão são úteis. Programadores conscientes cometem erros e os consertam. É útil mostrar aos contribuintes que ser imperfeito é normal, por isso não nos damos conta deles, e que apreciamos suas contribuições, embora esperemos que eles consigam resolver quaisquer problemas.

Da mesma forma, seja gentil ao apontar para outros colaboradores que eles devem parar de usar certos softwares não livres. Para o seu próprio bem, eles deveriam se libertar, mas nós damos as boas vindas às suas contribuições para os nossos pacotes de software, mesmo que eles não façam isso. Portanto, lembrem-se de ser gentis e não importunar.

Richard Stallman

Richard Stallman

Estas novas diretrizes de comunicação GNU podem ser encontradas no GNU.org, juntamente com o comentário de Stallman .

Dignidade pessoal

Imagem: GNU General Public License (GPL) versão 3.

Em outro trecho, ele alerta para as críticas pessoais.

Por favor, veja que as críticas não são um ataque pessoal a você. Se você sentir que alguém o atacou ou ofendeu sua dignidade pessoal, por favor, não “realize” outro ataque pessoal. Isso tende a iniciar um círculo vicioso de agressão verbal crescente. Uma resposta privada  pedindo paz, pode acalmar as coisas. Escreva, espere algumas horas ou um dia, revise o que foi escrito até desaparecer a raiva e só então envie.

Independentemente de raça, gênero, religião…

Anunciadas Diretrizes de Comunicação do GNU

O Projeto GNU incentiva contribuições de qualquer um que deseje promover o desenvolvimento do sistema, independentemente de gênero, raça, religião, formação cultural e quaisquer outras características demográficas, bem como visões políticas pessoais. As pessoas às vezes são desencorajadas a participar do desenvolvimento do GNU por causa de certos padrões de comunicação que os consideram hostis.

Via

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado o Firefox 63 com novidades para Linux

Previous article

Legislação europeia ameaça empregos e criadores de conteúdos, afirma CEO do Youtube

Next article

You may also like

More in Notícias