in

Anunciados vencedores do Prêmio Software Livre de 2018 para projetos sociais

A premiação é realizada pela Free Software Foundation a projetos voltados à área social.

Anunciados vencedores do Prêmio Software Livre de 2018 para projetos sociais

Richard Stallman anunciou na conferência LibrePlanet de 2019 os vencedores dos Prêmios 2018 de software livre. A premiação é feita pela Free Software Foundation (FSF) e dada para as pessoas que fizeram a mais significativa contribuição ao desenvolvimento de software livre. O prêmio para benefícios sociais é dado ao projeto ou equipe responsável pela aplicação do software livre. Do mesmo modo premia idéias do movimento do software livre. O critério é ter um projeto que intencional e significativamente beneficia a sociedade em outros aspectos da vida. 

O prêmio para a promoção e desenvolvimento de software livre foi vencido por Deborah Nicholson, diretora de participação da comunidade no Software Freedom Conservancy. Ela trabalha em áreas onde a tecnologia se mescla com questões de justiça social. Além disso, na defesa do acesso ilimitado à informação, a liberdade de expressão e reunião, bem como liberdades civis.

Deborah Nicholson e vencedores do prêmio OpenStreetMap

Deborah ingressou no movimento ACT em 2006. Antes, atuou vários anos de organização de discursos locais para a liberdade de expressão e igualdade das mulheres. Também defende a transparência dos processos políticos.

Inicialmente, Deborah trabalhou na Fundação ACT. Lá supervisionou os programas de associação da organização, organizou conferências e promoveu iniciativas para envolver as mulheres no desenvolvimento de RTS.

Ela continua seu trabalho como organizadora fundadora da Seattle GNU/Linux Conference. Este é um evento anual dedicado à criação de novas vozes e ao recebimento de novas pessoas para a comunidade de software livre.

Stallman elogiou seu corpo de trabalho e suas incansáveis ??e generalizadas contribuições à comunidade de software livre.

Deborah continuamente se aproxima de novos públicos e os atrai com sua mensagem sobre a necessidade de software livre em qualquer versão do futuro.

Deborah continuou:

O software livre é de vital importância para a autonomia, a privacidade e uma democracia saudável, mas não pode alcançá-lo se for acessível apenas para alguns, ou se for alienante para grandes setores de pessoas. É por isso que é tão importante. Continuamos a ver novas vozes, abrindo espaço para não programadores e recebendo novos colaboradores na comunidade de software livre. Eu também acho que, além de nos ajudar a criar um movimento melhor e maior, o trabalho de boas-vindas é extremamente recompensador.

A nomeação é concedida a projetos que trouxeram benefícios significativos para a sociedade. Além disso, precisam ter contribuído para a resolução de problemas sociais importantes. Assim, o prêmio foi atribuído ao projeto OpenStreetMap livre. Então, o projeto visa a criação de um mapa co-editável e acessível publicamente em todo o mundo.

Em nome do OpenStreetMap, Kate Chapman recebeu o prêmio, que detém a presidência da OpenStreetMap Foundation e co-fundou o projeto HOT (Humanitarian OpenStreetMap Team).

Vários outros projetos foram destacados desde 2005, quando a premiação foi criada.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

terminal-linux-amigo-sempreupdate

Faça do terminal em seu GNU/Linux o seu amigo

ddos-o-que-e-e-o-que-significa

DDoS: o que é? E o que significa?