Anúncios em tela cheia serão contidos por novas regras da Play Store

A partir de 30 de setembro, aplicativos e jogos não poderão mais exibir anúncios em tela cheia

O Google revisa regularmente suas políticas da Play Store, já que problemas podem surgir, eventualmente, em aplicativos disponíveis na loja. As mudanças podem ser direcionadas aos desenvolvedores ou aos usuários, como agora. As novas regras da Play Store terão influência direta nos anúncios de tela cheia encontrados em alguns aplicativos.

Anúncios em tela cheia em apps da Play Store

Talvez a mudança mais significativa e diretamente relevante para muitas pessoas seja um conjunto de regras mais rígidas em relação aos anúncios em tela cheia.

A partir de 30 de setembro, aplicativos e jogos não poderão mais exibir anúncios em tela cheia em momentos “inesperados” quando interferirem nas interações regulares. Exemplos desse comportamento podem ser bastante notórios, como exibir um anúncio quando um aplicativo é carregado pela primeira vez, durante uma rodada de jogo ativo ou ao rolar por algum conteúdo.

No entanto, os desenvolvedores ainda podem reproduzir anúncios em tela cheia de qualquer tamanho se os usuários optarem por assisti-los, como muitos jogos fazem para desbloquear conteúdo e recursos adicionais ou para ganhar moeda no jogo.

Anúncios em tela cheia também são permitidos em momentos apropriados, como após a conclusão de uma rodada em um jogo, mas eles devem se tornar ignoráveis ??em 15 segundos se não forem anúncios explicitamente opt-in.

Pode ser decepcionante para muitas pessoas, mas essa nova regra não se aplica a anúncios exibidos como parte da entrega natural de conteúdo, como serviços de streaming de vídeo (por exemplo, Hulu e Freevee), onde os anúncios aparecem durante um programa.

Assinaturas

A outra mudança de política que dará a muitos usuários um benefício direto é direcionada a aplicativos com assinaturas. Também entrando em vigor em 30 de setembro, os desenvolvedores serão obrigados a incluir um método diretamente acessível para gerenciar ou cancelar assinaturas.

Não há requisitos rígidos sobre como isso deve funcionar, portanto, pode incluir um processo no aplicativo, enviar usuários para a Central de assinaturas ou vincular a um site.

Além das duas mudanças citadas neste post, outras mudanças entrarão em vigor. Assim, todos os desenvolvedores que trabalham nesse mercado devem ter um cuidado especial para examinar as últimas mudanças de política para garantir a conformidade.

Se você é um desenvolvedor, não deixe de conferir todas as novas políticas (e seus resumos) para que seus aplicativos se mantenham atendendo às políticas do Google para a Play Store.

Esperamos que essas mudanças ajudem os usuários a se manterem afastados de anúncios indesejados em momentos inoportunos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile