in

Apache migra para o GitHub

A Apache Software Foundation concluiu sua expansão de suporte à infraestrutura migrando seu serviço Git para o GitHub.

apache-migra-para-o-github

A Apache Software Foundation (ASF), um dos avós do software de código aberto, está unindo forças com o GitHub, um dos serviços de hospedagem de repositório de código-fonte mais novos e possivelmente mais importantes. Mais de 200M linhas de código do ASF já estão no GitHub. E com isso, a manchete de que a Apache migra para o GitHub já ganha o mundo.

Historicamente, os projetos Apache tinham dois serviços de controle de versão: Apache Subversion e Git. Com o passar dos anos, mais e mais desenvolvedores queriam ver seu código-fonte disponível no GitHub. Por quê? Pela mesma razão, milhões de outros programadores adotaram o GitHub: o GitHub facilita para os desenvolvedores trabalharem juntos na hospedagem e revisão de código; gerenciar projetos e construir software.

A Fundação começou a integrar o repositório e ferramentas do GitHub com nossos próprios serviços. Isso permitiu que projetos selecionados usassem as excelentes ferramentas do GitHub. Com o tempo, melhoramos, depuramos e solidificamos essa integração. No final de 2018, pedimos a todos os projetos que saíssem de nosso serviço interno de git, para o fornecido pelo GitHub. Essa mudança trouxe todas as ferramentas para nossos projetos, enquanto mantemos um espelho de backup em nossa infraestrutura, disse Greg Stein, administrador de infraestrutura da ASF.

Em fevereiro de 2019, a migração do GitHub foi concluída e o próprio serviço da ASF foi descontinuado. O trabalho ainda não está concluído:

Continuamos experimentando e expandindo o conjunto de serviços que o GitHub pode fornecer às nossas comunidades, considerando nossas próprias necessidades e exigências. A Fundação começou a trabalhar de perto com o gerenciamento do GitHub para explorar maneiras de fazer isso acontecer e o que será possível no futuro, acrescentou Stein.

Do lado do GitHub, Bryan Clark, diretor de produto do GitHub, blogou:

Trabalhamos com o Apache para atender às suas necessidades e apoiar projetos de código aberto que realizam um trabalho importante. Somos gratos por ter uma base tão impactante e que cresce no GitHub. Com esta transição concluída, o Apache pode se concentrar na criação de software e sua comunidade.

Embora o Apache “apoie oficialmente o uso do Github”, adicionou Jim Jagielski em uma conversa on-line, disse:

…isso não significa que seja nosso repositório ‘oficial.

Nem todo mundo fica encantado com esse movimento. Um crítico disse no ycombinator:

Isso me confunde. O fato de tantos projetos tradicionalmente pró-FOSS passarem para uma ferramenta não livre e nem aberta como o GitHub. Enquanto o GitHub é livre para usar e hospedar muitos programas de código aberto. Algumas pessoas não estão felizes que a Microsoft agora possua o GitHub.

Outro desenvolvedor mais pragmático respondeu:

Particularmente, eu teria dificuldade de contribuir para um projeto que não está no GitHub neste momento. Há um certo modelo de fluxo de trabalho e interação que os projetos do GitHub usam que os que não são do GitHub, não possuem. E não vale o investimento de tempo para aprender a utilizar esses outros projetos.

Parece espantoso, mas acreditamos que em breve mais projetos devem seguir o mesmo fluxo. Ao menos agora, alguns projetos parecem acreditar que o famoso e esperado império do mal da Microsoft, não deva existir, ou deve?

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

melhores práticas de segurança nginx

Melhores práticas de segurança para o Nginx Web Server

Como-limpar-o-cache-DNS-no-Ubuntu-flush-dns

Como limpar o cache DNS no Ubuntu e derivados