Apartamentos tecnológicos: confira as inovações na construção

Novos dispositivos têm feito sucesso por facilitar a vida de moradores de apartamentos

Os apartamentos “inteligentes”, ou seja, imóveis em que as atividades podem ser realizadas e programadas diretamente por dispositivos móveis, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado devido à praticidade que oferecem aos moradores.

Por isso, é muito comum encontrar apartamentos à venda em São Paulo com opções de sistemas de automação residencial.

Esses imóveis contam com equipamentos que permitem que os moradores controlem certas funções como iluminação e temperatura, mesmo quando estão fora de casa e têm chamado atenção por facilitar a rotina dos usuários.

Atividades realizadas pela automação residencial

Iluminação

Entre as inovações nas construções de apartamentos tecnológicos estão as novidades nos sistemas de iluminação.

Os novos dispositivos permitem que ações como ligar e desligar, além de ajustes de intensidade e até mesmo de cor sejam feitas remotamente, através de smartphones, tablets ou por comando de voz.

Dessa forma, é possível que a iluminação de um determinado ambiente do apartamento seja adequada para a atividade que está sendo realizada, seja ela um momento para assistir a um filme, ler um livro ou receber visitas.

Outra tecnologia que tem ganhado espaço na iluminação de apartamentos inteligentes é o sensor de presença, que detecta quando um ambiente está ou não sendo ocupado e, assim, ajusta a iluminação conforme uma configuração prévia.

Além de praticidade, esse tipo de tecnologia oferece uma vantagem econômica, já que é possível reduzir o consumo de energia elétrica.

Outra maneira de controlar a iluminação é com a programação das persianas e cortinas que, por meio de dispositivos móveis, podem ser acionadas para abertura ou fechamento sem que o usuário precise se locomover até o objeto.

Multimídia

Uma rede multimídia completa faz toda a diferença na experiência de um morador de apartamento.

Isso porque tudo fica mais acessível, já que os dispositivos estão conectados e disponíveis a qualquer momento.

Com uma boa rede multimídia, é possível conectar todos os dispositivos de som e imagem da casa, como televisores, celulares e caixas de som.

Assim, é possível distribuir o som a todos os cômodos da casa ou até mesmo ligar e desligar a televisão apenas com comando de voz.

Temperatura

Outro benefício encontrado em um apartamento equipado com inovações tecnológicas é a possibilidade de controlar a temperatura dos ambientes e do piso.

Com apenas um clique, os sistemas de ar-condicionado e climatização em geral do apartamento dão ao morador o controle da temperatura de quartos e banheiros de acordo com a preferência do usuário.

O controle da temperatura pode, inclusive, ser feito pelos mais variados dispositivos móveis.

Os projetos mais recentes oferecem ao usuário a possibilidade de regular a temperatura do ambiente pelo celular ou tablet.

Além disso, é possível usar dispositivos comandados por controle de voz como o Google Assistente e a Alexa, da Amazon, para ativar ou desativar ações de controle de temperatura.

Entretanto, existem dispositivos que sequer precisam de ativação e, através de uma pré-determinação em suas configurações, controlam a temperatura do ambiente com base em um sensor que visa o bem-estar dos moradores.

Outra inovação relacionada à temperatura são os ventiladores e ar-condicionado sem ruídos, que oferecem uma tecnologia favorável a ambientes com crianças, por exemplo.

Monitoramento

Visando a segurança dos moradores, os avanços tecnológicos relacionados ao monitoramento de um apartamento são especialmente ligados a câmeras de seguranças e acesso às imagens de qualquer dispositivo conectado à rede.

Câmeras com imagem em alta resolução e som podem ser conectadas a dispositivos móveis como celulares e tablets e deixar o usuário sempre ciente do que acontece nos ambientes de seu apartamento com apenas um clique.

Entre os dispositivos de monitoramento estão também aplicativos que notificam o morador sobre a movimentação das portas de entrada e saída do local, por exemplo.

Eletrodomésticos

Em sintonia com a tecnologia de um apartamento inteligente, os eletrodomésticos não poderiam ficar de fora das inovações.

Por isso, tem sido comum encontrar equipamentos como máquinas de lavar, geladeiras e até televisores com tecnologias de controle remoto por dispositivos móveis ou, até mesmo, por comando de voz.

Fechadura inteligente

Os dias de ficar em dúvida se a porta foi fechada ou não estão prestes a acabar.

Isso porque novas tecnologias tornaram possível integrar uma fechadura inteligente a qualquer dispositivo móvel e receber até uma notificação confirmando se a porta foi trancada ou não.

Além disso, as fechaduras inteligentes evitam imprevistos relacionados com perda de chaves e controlam a movimentação do imóvel, trazendo mais segurança para os moradores.

Outra vantagem é que esse tipo de fechadura permite monitorar e bloquear o acesso ao apartamento em horários pré-determinados, colocando nas mãos do morador o total controle de seu imóvel.

Este modelo de sistema é acionado através de senhas, reconhecimento biométrico, ou seja, através das impressões digitais, ou comando de voz.

Agora que você entende um pouco mais sobre apartamentos tecnológicos, que tal começar a procurar um imóvel como esse para facilitar a sua vida?

E não se esqueça, se você gostou desse artigo, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais!

Share This Article
Os artigos vinculados à este usuário são de terceiros. A informação aqui contida não foi elaborada originalmente por nós do SempreUpdate. Mas, publicamos conforme solicitação, envio ou recomendações do próprio autor, assessoria e outros departamentos comerciais ou não comerciais.
Sair da versão mobile