Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

O software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto e multiplataforma digiKam foi atualizado para a versão 7.2. Assim, esta nova versão adiciona vários recursos e melhorias. O digiKam 7.2 chega sete meses após o digiKam 7.1 e apresenta muitas mudanças no gerenciamento de Álbuns para melhor suportar wildcards e agrupamento de itens em casos especiais, acelerar as consultas do usuário, melhorar o suporte a mídia removível e visualizações mais homogêneas sobre as propriedades dos itens.

Mais uma vez, a equipe de desenvolvimento do digiKam fez um grande esforço para melhorar ainda mais a detecção de rosto e o reconhecimento do software. Então, para isso, adicionaram um novo modelo de dados chamado Yolo para detectar mais rostos em imagens com condições de foto complexas, melhorar a detecção de olhos vermelhos e simplificar o uso de marcas de rosto no fluxo de trabalho de faces.

Aplicativo de gerenciamento de fotos de código aberto DigiKam 7.2 lançado com várias melhorias

Imagem: divulgação

Do mesmo modo, aprimoraram o Batch Queue Manager. Assim, melhora a maneira como os itens removíveis são renomeados durante o processamento. Por outro lado, também há mudanças na ferramenta Batch Rename para itens em coleções, bem como a estabilidade geral e a velocidade do banco de dados para estágios de coleta de verificação mais rápidos na inicialização e melhor suporte para KDE Plasma/Baloo.

A funcionalidade de pesquisa também foi aprimorada para permitir que você pesquise campos de autor ou criador, legenda e título vazio. Além disso, a pesquisa avançada agora oferece novas opções para buscar imagens em um mês específico ou dia do mês, independente do ano. Tal como acontece com todos os novos lançamentos do digiKam, o suporte para modelos e formatos de câmeras está sempre atualizado.

O digiKam 7.2 oferece suporte para arquivos CR3 e RAF compactados com perdas, arquivos DNG de ponto flutuante de 16, 24 ou 32 bits descompactados, desinfla arquivos DNG listrados compactados, bem como extração de visualização XMP e HEIF de arquivos CR3.

Além disso, agora é compatível com as seguintes câmeras e dispositivos:

FujiFilm X-S10, Hasselblad CFV II 50C, Leica M10-R, Q2 Monochrom, S3 e SL2-S, Canon EOS R5, EOS R6, EOS 850D e EOS- 1D X Mark III, Nikon Z 5, Z 6 II e Z 7 II, Olympus E-M10 Mark IV, Zeiss ZX1, Sony A7C e A7S III, Panasonic DC-G100, G110 e DC-S5, bem como iPhone 12 Max e Max Pro.

Por último, o digiKam agora permite:

Do mesmo modo, existem inúmeras outras alterações menores e incontáveis ??correções de bugs para tornar o digiKam mais estável e confiável ao gerenciar sua coleção de fotos.

Verifique as notas de lançamento completas para obter mais detalhes. O digiKam 7.2 está disponível para download no Linux como um binário universal AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux. O binário AppImage agora vem com uma nova ferramenta que verifica automaticamente e baixa novas versões, seguindo fluxos de trabalho estáveis ??ou de desenvolvimento.

9to5 Linux

Sair da versão mobile