Aplicativo experimental de IA permite a transformação de ideias em música

Um aplicativo parecido com os chatbots do Google ou da Microsoft

A IA continua em alta. A OpenAI tem boa parte nessa colaboração para a popularização da IA generativa e, muitas empresas estão criando suas próprias versões da tecnologia. Agora, por exemplo, um aplicativo experimental de IA está permitindo que usuários transformem suas ideias em música.

Transformando ideias em música com a IA

Desde a criação de imagens até o aprimoramento dos mecanismos de pesquisa, a IA está em quase todos os lugares que você vira hoje em dia. Agora parece que a música é a próxima fronteira, pois um novo aplicativo experimental de IA promete transformar suas ideias em música.

Em um blog, o gerente de produto dos laboratórios Kristin Yim e o gerente de produto do Google Research Hema Manickavasagam anunciaram que as inscrições para o MusicLM começaram. Descrito como uma ferramenta experimental, o aplicativo pode transformar prompts de texto em música. Por exemplo, digitar o prompt “Jazz com alma para um jantar” gerará uma melodia propícia para a ocasião. Basta ter uma ideia e compartilhar com a IA e ela fará o restante para você.

O conceito não é muito diferente de como os chatbots do Google ou da Microsoft funcionam. Você digita algo no campo e a IA gera um resultado. Simples assim! A IA está cada vez mais acessível e, muitos outros aplicativos com este, deverão surgir em breve. A ideia é que as pessoas sejam ajudadas pela inteligência artificial para ter mais tempo, por exemplo.

MusicLM

De acordo com o blog, o MusicLM pega prompts de texto e entrega duas versões de uma música. Os usuários podem ouvir as duas versões e dar um troféu para aquela que soa melhor. Isso supostamente ajuda o modelo de IA a melhorar seus recursos de geração de música. Ou seja, a ferramenta dá aos usuários opções cada vez melhores.

Tal como acontece com outras aplicações de IA, existe a preocupação de que o uso de tal ferramenta possa prejudicar os artistas. No entanto, o Google afirma que tem tentado tornar a ferramenta uma “inovação responsável” trabalhando com músicos e “organizando workshops para ver como essa tecnologia pode fortalecer o processo criativo”.

A verdade é que ferramentas como esta, podem facilitar ainda mais a vida das pessoas, que ficam horas tentando criar suas músicas, por exemplo.

Anunciado inicialmente em janeiro, qualquer um pode experimentá-lo no AI Test Kitchen na web, Android ou iOS. Mas, como mencionado anteriormente, você terá que se inscrever e entrar em uma lista de espera.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile