Aplicativo Google Gemini agora acessível em várias regiões além dos EUA

Pessoas da Europa e Ásia, estão conseguindo usar o Gemini

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Após semanas de relatos sobre a mudança da marca Bard para Gemini pelo Google, a mudança foi oficializada há apenas alguns dias. Ao mesmo tempo, a empresa lançou o aplicativo móvel Gemini para substituir o Assistente, e também anunciou um modelo reforçado conhecido como Gemini Advanced, disponível com o plano Google One AI Premium de US$ 20/mês (cerca de R$ 99,00). Limitado inciialmente aos EUA, o aplicativo Google Gemini agora acessível em várias regiões.

Aplicativo Google Gemini acessível em várias regiões do mundo

O novo aplicativo móvel Gemini foi limitado aos EUA, e as pessoas que tentaram acessá-lo em outros lugares encontraram um erro de bloqueio geográfico. Agora podemos relatar que vários usuários na Europa e na Ásia obtiveram acesso ao aplicativo Gemini.

Para ser claro, o Google já havia prometido lançar o Gemini em mais regiões a partir de hoje, embora a Europa não tenha sido mencionada na lista. Mas o editor do Google da AP na Alemanha, Manuel Vonau (Via: Android Police), conseguiu ativar e usar o aplicativo Gemini (em inglês dos EUA) no Pixel 8 Pro a partir de sábado. Outro usuário baseado na Alemanha diz que fez o Gemini trabalhar em seu Pixel 7 Pro fazendo o sideload do apk, sugerindo que o lançamento mais amplo já começou.

aplicativo-google-gemini-agora-acessivel-em-varias-regioes-alem-dos-eua
Imagem: Reprodução | Android Police

O pessoal do Android Police afirma que um de seus dispositivos Pixel 6a na Índia também conseguiu acessar o aplicativo Gemini sem problemas. Tudo o que fizeram foi carregar e instalar o aplicativo Google Gemini do APKMirror e pronto.

Embora o aplicativo móvel Gemini não estivesse oficialmente disponível fora dos EUA, os usuários puderam fazer o sideload do APK de fontes online. No entanto, a instalação deste apk Gemini carregado na época não deu frutos devido a restrições geográficas, enquanto alguns até tentaram a sorte com VPNs.

Expansão da disponibilidade

O Google parece ter mudado isso discretamente no fim de semana, pelo menos para usuários na Europa e em partes da Ásia. Na quinta-feira, o líder de produto Google Bard/Gemini, Jack Krawczyk, disse que a Ásia-Pacífico, a América Latina, a América do Norte e a África seriam as próximas entre as regiões que ganhariam apoio. Restrições baseadas na geografia foram colocadas apenas no aplicativo móvel recém-lançado, com a versão web do Bard/Gemini disponível há muito tempo para pessoas em todo o mundo.

O Google Gemini está facilmente entre as adições de recursos mais significativas do Android na memória recente, embora ainda não seja perfeito. O Gemini ainda tem um longo caminho a percorrer antes de poder substituir totalmente o Google Assistente, com recursos como criação de novas tarefas e configuração de lembretes ainda ausentes.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.