Aplicativos do KDE melhoram a experiência ao executar fora do plasma

KDE pede sugestões do que deve ser feito com o desktop nos próximos 3 anos
KDE Plasma Wayland tem novas correções importantes e melhorias contínuas para o Plasma 6

O desenvolvimento do KDE continua intenso antes do lançamento do Plasma 6.1 no próximo mês. E a partir de agora, é possível experimentar os aplicativos do KDE com uma experiênci amelhor ao serem executados fora do desktop Plasma.

“Algumas semanas atrás, alguns de nós descobrimos que os aplicativos do KDE pareciam terríveis quando executados no GNOME. Uma longa discussão sobre o tema de ícones se seguiu, com várias melhorias feitas em ambos os lados. O esforço do KDE foi liderado por Christoph Cullmann, como já descrito em seu post sobre o assunto. Em poucas palavras, os aplicativos do KDE que optarem pelo novo sistema que são executados fora do Plasma sempre terão o estilo e os ícones do Breeze disponíveis, a menos que sejam substituídos pelo sistema ou pelo usuário. Os aplicativos que optaram até agora incluem KateKonsole e Dolphin. Sinta-se à vontade para ajudar a ativar mais aplicativos usando esses commits como inspiração!”

Aplicativos do KDE melhoram a experiência ao executar fora do plasma

O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, está com sua habitual recapitulação semanal de desenvolvimento para destacar todos os esforços interessantes feitos para a área de trabalho Plasma e aplicativos associados.

Alguns dos destaques do KDE para esta semana incluem:

  • Chegar a um consenso de que os aplicativos do KDE rodando fora do Plasma devem sempre ter o estilo Breeze e ícones disponíveis, a menos que sejam substituídos pelo sistema ou pelo usuário. Kate, Konsole e Dolphin são os aplicativos até agora usando esta solução para melhorar os aplicativos do KDE executados no GNOME e em outros lugares.
  • Dolphin agora tem a capacidade de ativar visualizações para pastas em locais remotos.
  • O KDE Discover agora pode lidar com casos de Flatpaks sendo marcados como fim de vida útil e substituídos por outro Flatpak.
  • Melhorias na interface do usuário do gerenciador de arquivos Dolphin para lidar com pastas somente leitura.
  • Tentar abrir várias caixas de diálogo “Nova pasta” em locais de rede lentos não trava mais o Dolphin.
  • Ativar o HDR não produz mais cores incorretas ao usar o modo Night COlor.
  • Várias correções de bugs e outras melhorias.

Mais detalhes sobre essas melhorias através do blog do Nate.