in

Aplicativos Python poderão ser executados no Android em breve

Isso pode acontecer graças ao BeeWare, um projeto de código aberto que está portando o CPython para Android, para que os aplicativos escritos em Python possam ser executados nativamente no Android.

Aplicativos Python poderão ser executados no Android em breve

O criador do Python, Guido van Rossum, e alguns desenvolvedores Python esperam que os aplicativos escritos em Python possam um dia ser executados nativamente em dispositivos iOS e Android. Isso pode acontecer graças ao BeeWare, um projeto de código aberto liderado por Russell Keith-Magee. Ele está portando o CPython para Android, para que os aplicativos escritos em Python possam ser executados nativamente no Android.

Aplicativos Python poderão ser executados no Android

Em fevereiro, Keith-Magee anunciou o primeiro grande marco do Android para o projeto, após a execução de um aplicativo Python ‘puro’ em um dispositivo Android.

O BeeWare tem como objetivo permitir que os desenvolvedores escrevam aplicativos em Python e executem esse código em qualquer lugar usando widgets da interface do usuário. Ele quer ajudar os desenvolvedores a escrever aplicativos Python usando a mesma base de código em execução no iOS, Android, Windows, macOS, Linux, navegadores e tvOS.

O CPython é a implementação de referência da linguagem Python de código aberto usada por outras implementações, como Jython, que é escrita em Java (que depende de uma Java Virtual Machine, ou JVM). Mas o Python não é feito para dispositivos móveis da maneira que tem sido para sistemas de desktop.

Para solucionar esse problema, no ano passado, a Python Software Foundation concedeu ao projeto BeeWare US$ 50.000 para elevar seu nível de suporte ao Android ao nível de suas ferramentas para iOS. A porta Android do CPython precisaria suportar o hardware Android mais moderno, executando a versão 4.4 ou posterior.

Aplicativos Python poderão ser executados no Android em breve
O criador do Python, Guido van Rossum.

A Jesse Jiryu Davis, engenheira do MongoDB e colaboradora do Python, disse:

A estratégia Android do BeeWare era compilar Python para Java bytecode, mas agora os dispositivos Android são rápidos o suficiente e o kernel do Android é permissivo o suficiente para rodar o próprio CPython.

Davis disse que um grande obstáculo era o tamanho dos aplicativos Android escritos em Python; eles exigem sua própria cópia do runtime do Python, o que significa que o Python precisava ser reduzido para dispositivos móveis.

Davis explica:

Para programadores regulares de Python, o ambiente móvel é um planeta alienígena.

Não há financiamento corporativo para o Python no celular

De acordo com Ned Deily, desenvolvedor de Python da PSF, fornecer suporte móvel exigirá mais dinheiro e pessoas do que muitas outras iniciativas Python.

Além disso, Davis observa que o Python tem um problema:

Não há financiamento corporativo para o Python no celular porque o Python não suporta dispositivos móveis; portanto, ninguém que quer o Python móvel está motivado a financiar isto.

Fonte: ZDNET

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.

Intel define sua inteligência artificial para identificar tumores cerebrais

Intel define sua inteligência artificial para identificar tumores cerebrais

Twitter rotula os tweets de Trump como 'potencialmente enganosos' pela primeira vez

Twitter adicionará etiquetas aos tweets com declarações enganosas sobre a COVID-19