Após quase 6 anos, sai versão beta do Haiku

Após quase 6 anos, sai versão beta do Haiku. Os desenvolvedores levaram este tempo para passar do alpha 4 para o beta 1. A versão é o Haiku R1/beta1. O Haiku é um sistema operacional gratuito e de código aberto inspirado no extinto BeOS. A mudança mais notável nesta versão é a introdução de um sistema de gerenciamento de pacotes.

Após quase 6 anos, sai versão beta do Haiku

Arquivos isolados

Finalizado e mesclado durante 2013, graças a uma série de contratos financiados por doações, o sistema de gerenciamento de pacotes do Haiku é único. Em vez de manter um banco de dados de arquivos instalados com um conjunto de ferramentas para gerenciá-los, os pacotes do Haiku são um tipo especial de imagem de sistema de arquivos compactado, que é ‘montado’ na instalação (e em cada inicialização) pelo pacote. Segundo os desenvolvedores, isso garante que os arquivos não podem ser corrompidos. 

Após quase 6 anos, sai versão beta do Haiku

Isso significa que o /system/ é agora somente leitura, já que é meramente uma fusão dos pacotes atualmente instalados no nível do sistema. O mesmo vale para  ~/config/, que contém todos os pacotes instalados. Aqui está o breve anúncio de lançamento.

Mais detalhes e screenshots estão nas notas de lançamento.

Para baixar o Haiku, clique aqui

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lista dos servidores DNS para 2019

Previous article

Desenvolvedores Debian cogitaram proibir perguntas e respostas em Conferências

Next article

You may also like