in

App Cortana é retirado do Android e iOS

Microsoft elimina o aplicativo Cortana para Android e iOS

app-cortana-e-retirado-do-android-e-ios
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Enquanto a Cortana está evoluindo e veio para ficar, não é segredo que a maioria das pessoas prefere o Google Assistente, Siri e até o Amazon Alexa em vez do assistente digital da Microsoft. E, agora, a Microsoft resolveu retirar a Cortana do Android e do iOS.

- Anúncios -
app-cortana-e-retirado-do-android-e-ios
Imagem: Igor Bonifacic | Engadget.

Cortana no Android e no iOS

O assistente digital da Microsoft, Cortana, foi apresentado pela primeira vez com Windows Phones e, mais tarde, no Android e iOS. A Microsoft até ofereceu o Cortana em seu Microsoft Launcher, mas decidiu remover todas as integrações centradas no consumidor após se concentrar em clientes corporativos.

Devido a isso, o Microsoft Cortana para Android e iOS nunca decolou com usuários móveis. Embora não saibamos quantos usuários o instalaram no iOS, o Google Play mostra apenas cerca de 1 milhão de usuários que o instalaram em dispositivos Android.

Por outro lado, a assistente digital da Amazon, Alexa, possui mais de 50 milhões de downloads no Google Play. Assim, observando os números, ao que parece, a Microsoft anunciou em julho de 2020 que descontinuaria o aplicativo Cortana para dispositivos móveis.

A Microsoft confirmou ontem que encerrou oficialmente o suporte para Cortana. Isso no celular. Assim, os aplicativos deixarão de funcionar após 31 de março de 2021. Ou seja, a empresa cumpriu sua promessa de encerramento do app para o Android e iOS, o que já não era novidade.

“Conforme anunciamos em julho, em breve encerraremos o suporte para o aplicativo Cortana no Android e iOS, pois a Cortana continua sua evolução como assistente de produtividade”, observou a Microsoft em um documento de suporte.

Se você usa a Cortana e criou lembretes e listas, a Microsoft diz que você ainda pode acessar esses conteúdos por meio da Cortana no Windows. Você também pode usar o Microsoft To-Do, que armazena automaticamente lembretes, listas e tarefas da Cortana. Então, pelo menos por agora, você não precisa se preocupar com o encerramento do serviço no seu dispositivo móvel. Apesar de ser menos cômodo, você ainda pode acessá-lo pelo PC.

Cortana continua com suporte no Windows 10

Para o Windows 10, a Microsoft prometeu que a Cortana ainda receberá novos recursos e ficará melhor com atualizações regulares por meio da Microsoft Store. Então talvez alguma novidade venha por aí.

Por exemplo, nas compilações de visualização, a Microsoft já está testando um novo recurso que permitirá aos usuários usar a Cortana para pesquisar arquivos compartilhando partes de nomes de arquivo, nomes de autor e tipo de arquivo. Esperamos ainda mais novidades do aplicativo Cortana.

Com informações de: Bleeping Computer

Written by Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Especialistas da Check Point avaliam vazamento de dados do Facebook

Facebook: Maior controle no seu feed de notícias

MX Linux 19.4 chega com suporte para Linux 5.10 LTS e Mesa 20.3

MX Linux 19.4 chega com suporte para Linux 5.10 LTS e Mesa 20.3