App Store interrompeu ação de 1,6 milhão de supostos aplicativos fraudulentos

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Apple tem sua própria loja de aplicativos, a App Store. E, assim como o Google tenta “espantar” aplicativos maliciosos da Play Store, na loja da Apple não é diferente. Só no ano passado, a App Store evitou que 1,6 milhão de aplicativos arriscados e não confiáveis ??fraudassem usuários.

As informações vem dos novos dados de análise de fraudes compartilhados pela Apple. A empresa diz que a ?App Store? parou “quase US$ 1,5 bilhão em transações fraudulentas” (aprox. R$ 7,2 bi) durante o ano de 2021.

Dados revelados pela Apple

app-store-interrompeu-acao-de-16-milhao-de-supostos-aplicativos-fraudulentos
Imagem: MacRumors

De acordo com os dados, a Apple rejeitou mais de 34.000 aplicativos por recursos ocultos e mais de 157.000 que eram aplicativos de spam ou copycat. 343.000 aplicativos foram rejeitados por várias violações de privacidade. Mais de 800.000 contas de desenvolvedores fraudulentos foram encerradas.

Além disso, os dados revelam que, mais de 170 milhões de contas fraudulentas de clientes foram desativadas e 118 milhões de tentativas de criação de contas fraudulentas foram rejeitadas. 155.000 aplicativos que tentaram contornar o processo de revisão de aplicativos alterando a funcionalidade ou o conceito após a aprovação foram rejeitados ou removidos da ?App Store? também.

A Apple disse ainda que 63.500 aplicativos ilegítimos em vitrines piratas foram bloqueados pela Apple e mais de 3,3 milhões de aplicativos distribuídos ilicitamente por meio do Enterprise Developer Program foram bloqueados.

Aplicativos fraudulentos rejeitados na App Store

A Apple diz que a equipe de revisão de aplicativos ajudou mais de 107.000 desenvolvedores a colocar seus aplicativos na ?App Store? em 2021, e 835.000 novos aplicativos problemáticos e 805.000 atualizações de aplicativos foram rejeitados ou removidos da ?App Store? por problemas como bugs.

Quanto a avaliações e fraudes de avaliações, a Apple detectou e bloqueou mais de 94 milhões de avaliações e mais de 170 milhões de avaliações por não atender aos padrões de moderação. Além disso, 610.000 revisões adicionais foram removidas após a publicação devido a envios de preocupações do cliente e avaliação humana.

A empresa impediu que mais de 3,3 milhões de cartões de crédito e débito roubados fossem usados ??para fazer compras potencialmente fraudulentas, e 600.000 contas foram banidas de outras transações da ?App Store?. Ela diz que planeja continuar trabalhando para detectar atividades e contas fraudulentas e prevenir crimes financeiros, a fim de manter a ?App Store? um “lugar seguro e confiável para os usuários encontrarem e baixarem aplicativos”.

Esperamos que a Apple continue intensificando os esforços em manter seus usuários seguros ao baixarem aplicativos de sua loja.

Via: MacRumors

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.