in

Apple acende o alerta vermelho devido a queda global no mercado de PCs

Queda no mercado de PCs fecha em queda e assusta fabricantes de computadores!

apple-acende-o-alerta-vermelho-devido-a-queda-global-no-mercado-de-pcs

O mercado de PCs vem passando por grandes modificações, no entanto, nem tudo é culpa da atual crise. Nos últimos anos, o consumidor de modo geral tem mudado seus hábitos, o consumo de PCs, aquelas de mesa tradicionais tem caído. No entanto, o declínio do mercado de PCs começa a assustar alguns fabricantes de computadores, e dentre eles a Apple. A informação sobre a queda foi divulgada originalmente pela Canalys, o relatório é datado como do dia 10 de abril.

Assim, o relatório da Canalys aponta uma queda global de 8% no primeiro trimestre 2020, tanto na compra como na troca. Afinal de contas, a gente sabe que muitos consumidores possuem o hábito de trocar de computador com frequência, mas parece que 2020 não está fácil para ninguém. Com isso, o mercado de PCs já amarga quedas significativas desde 2016, quando comparado ao mesmo período. No entanto, naquele ano a queda foi de 12% também no primeiro trimestre. Mas, a Apple anda levando a pior.

A empresa relata que a venda do iMac caiu além da taxa da queda global, a taxa negativa chega a -21% e assim, também amarga a quase saída do mercado de PCs, a gigante agora detém apenas 1% de participação. Já a Dell, seguiu o rumo contrário, a empresa relata crescimento de 1,1% quando é comparado o mesmo período.

Imagem reprodução – Canalys

Assim, especialistas acreditam que a crise no mercado de PCs podem ter sido geradas devido a ausência de peças chinesas somando ao COVID-19. Além disso, os fabricantes também tiveram problemas com chips de 10nm da Intel depois que as fábricas da China não puderam reabrir após o ano novo.

Mas, o mercado de compra e venda de computadores não está estacionado ou em crise. Por tanto, o número de compras de computadores móveis como Notebooks, Ultrabooks, Tablets cresceu devido ao aumento de trabalho em home office. Mesmo assim o setor de computadores de um modo geral deve sofrer quedas ao longo do ano.

Sem dinheiro, recheadas de incertezas, as empresas e funcionários estão evitando gastar com novas aquisições, melhor consertar do que comprar um novo, e é o que muitas empresas andam fazendo. Apenas para informação, neste primeiro trimestre chamado de Q1 foram comercializados 53.7 milhões de PCs, são 4,6 milhões a menos que os 58,3 milhões em 2019.

Por ora, e sem grandes expectativas, o setor anda assustado especialmente a Apple percebendo que seus fãs estão deixando de comprar seus iMac, parece que o preço agora anda contando muito. Afinal, muitas empresas estão fechando ao redor do mundo e muita gente esta desempregada.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.