Apple aparentemente aceita aumento de preço proposto pela TSMC

A TSMC aumentará o preço cobrado para fabricar o chip A17 Bionic

Imagem: Reprodução | Gizchina

Há poucos dias, a TSMC anunciou à Apple que aumentaria os preços dos chipsets produzidos em sua fundição. A TSMC queria aumentar o preço cobrado para fabricar o chip A17 Bionic e a Apple originalmente rejeitou o preço mais alto.

Embora a Apple seja responsável por 25% da receita da TSMC, a verdade é que a fundição detém todos os chips da empresa. Como a Apple não tem fábrica, não possui instalações de produção de chipset. Ou seja, ela fica “refém” da TSMC, já que levaria anos e toneladas de dinheiro para construir uma fábrica de fabricação.

A Apple até teria dinheiro para tal feito, o que não tem é tempo ou experiência. Portanto, você esperaria que a Apple concordasse com a demanda da TSMC em aumentar o valor dos chips.

TSMC aumentará preço dos chips da Apple

Além da TSMC, a única outra fundição capaz de produzir chips de ponta é a Samsung Foundry e ela teve problemas com seu rendimento, o que significa que teve um grande número de chips cortados de cada wafer com falha no controle de qualidade. Então, acreditamos que a Apple não arriscaria.

A TSMC planeja construir o A17 Bionic usando seu nó de processo de 3nm de segunda geração. O A16 Bionic usado este ano nas unidades do iPhone 14 Pro é produzido usando o nó de processo de 4 nm da TSMC.

Quanto menor o número do nó do processo, menor o tamanho dos transistores usados, o que significa que mais deles podem caber dentro do espaço pequeno e denso. E isso é importante porque quanto maior a contagem de transistores de um chip, mais poderoso e energeticamente eficiente esse chip é.

A conclusão é que, de acordo com o Economic Daily News, a Apple cedeu e concordou com o aumento de preço de 3% da TSMC. Isso pode forçar a Apple a tomar uma decisão difícil no ano que vem.

Esse aumento poderá gerar aumentos nos produtos Apple

Um aumento de preço nos chips A17, a Apple poderá aumentar o valor dos iPhones Pro e Ultra do próximo ano. Dessa forma, teríamos dispositivos ainda mais caros.

A Apple pode não aumentar os preços? Até pode. No entanto, seria utópico pensar que uma empresa que visa o lucro, não repassaria os aumentos para os seus clientes.

Esperamos que esses valores, caso aumentem, não cheguem a patamares tão altos. A verdade é que os iPhones já têm um preço bem elevado.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile