Notícias

19/10/2021 às 13:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Apple apresenta dois novos chips poderosos, o M1 Pro e o M1 Max

A Apple afirma que o M1 Max oferece 1,7 vezes o desempenho da CPU dos chips atuais para notebooks

Apple apresenta dois novos chips poderosos, o M1 Pro e o M1 Max

A Apple pegou o chip M1 que projetou e lançou no ano passado e incrementou para trazer dois novos chips poderosos para o mercado. O M1 Pro e o M1 Max são ambos construídos usando o nó de processo de 5 nm da TSMC.


O M1 Pro possui uma contagem de transistores de 33,7 bilhões de transistores, mais do que o dobro dos 16 bilhões encontrados dentro do M1. Ele oferece um aumento de 70% no desempenho da CPU e duas vezes o desempenho gráfico fornecido pelo M1.

Além disso, o componente será equipado com dez núcleos e oito deles serão núcleos de alto desempenho e dois núcleos de eficiência. A GPU possui 16 núcleos, o dobro do número encontrado no M1. O M1 Pro oferece duas vezes o desempenho gráfico do M1 e 7 vezes o desempenho gráfico encontrado nos chips de notebooks atuais.

Apple M1 Max : Um chip poderoso

apple-apresenta-dois-novos-chips-poderosos-o-m1-pro-e-o-m1-max
Imagem: Reprodução | PhoneArena

A Apple também revelou o M1 Max com impressionantes 57 bilhões de transistores (3,5 vezes o M1 e 1,7 vezes o número de transistores do M1 Pro), tornando-o o maior e mais poderoso chip projetado pela empresa.

Enquanto o M1 Max tem a mesma configuração de 10 núcleos que o M1 Pro (com oito núcleos de alto desempenho), o primeiro suporta duas vezes a largura de banda de memória do M1 Pro (400 GB/s), duas vezes a RAM (até 64 GB) e o GPU carrega 32 núcleos oferecendo quatro vezes o desempenho de GPU encontrado no M1.

A Apple afirma que o M1 Max oferece 1,7 vezes o desempenho da CPU dos chips atuais para notebooks, usando 70% menos energia. E em comparação com os chips de laptop de PC mais poderosos usados hoje, o M1 Max se equipara ao desempenho gráfico usando 40% menos energia. Comparado com o dispositivo mais poderoso que ele pôde encontrar, o M1 Max oferece desempenho comparável usando 100 W menos energia.

Apple M1 Pro e M1 Max

apple-apresenta-dois-novos-chips-poderosos-o-m1-pro-e-o-m1-max
Imagem: Reprodução | PhoneArena

Tanto o M1 Pro quanto o M1 Max apresentam um mecanismo neural de 16 núcleos para aprendizado de máquina no dispositivo. O Motor Neural no M1 Max pode lidar com até 11 trilhões de operações por segundo. Um novo mecanismo de exibição pode suportar várias telas.

Em seu comunicado à imprensa, a empresa observa que “o processador de sinal de imagem personalizado da Apple, junto com o Motor Neural, usa vídeo computacional para melhorar a qualidade da imagem para vídeos mais nítidos e tons de pele de aparência mais natural na câmera embutida”.

Como a Apple equipou os modelos mais recentes do iPad Pro com o M1, os chips anunciados hoje podem ser estritamente reservados para os Macs.

Via: PhoneArena

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.