Apple argumenta a falta de zoom óptico de 10x no iPhone 15 Pro Max

Jardeson Márcio
4 minutos de leitura

O iPhone 15 Pro Max se destaca dos demais de sua série, por causa da lente periscópio, que amplia o zoom óptico de 3x do ano passado para 5x este ano. Mas o principal telefone concorrente da Samsung, o Galaxy S23 Ultra, oferece zoom óptico de 10x. Por que o mais recente iPhone carro-chefe não faz o mesmo? A Apple argumenta a falta de zoom óptico de 10x no iPhone 15 Pro Max.

Apple diz porque não adiconou zoom óptico de 10x no iPhone 15 Pro Max

A Apple diz que há três razões para isso. A empresa apresentou seu caso ao site francês Numerama (Via: 9to5Mac), em entrevista com Jon McCormack, vice-presidente responsável pela engenharia de software fotográfico, e Maxime Veron, diretor sênior de marketing do iPhone.

apple-argumenta-a-falta-de-zoom-optico-de-10x-no-iphone-15-pro-max

O mais fraco dos três argumentos apresentados é que é uma distância focal incomum de usar. “Se você olhar para a história da fotografia, a praia mágica é a lente 24-70. Você vê o mundo de forma expansiva e próxima.” A Apple prefere oferecer excelentes visualizações x0,5, x1, x2 (digitais), em vez de permitir que você vá longe demais sem distâncias focais mais próximas, quando elas são usadas na maior parte do tempo.

A Apple está absolutamente certa sobre isso. Um zoom de 10x em uma DSLR seria uma lente de 120 mm, e isso não é algo que a maioria dos fotógrafos possui, muito menos usa regularmente. A empresa também está certa ao dizer que a lente 24-70 mm é o zoom DSLR mais popular e aquela que permaneceu anexada às minhas câmeras 95% do tempo.

Mas isso por si só não é motivo para não oferecer zoom 10x. E há um fator adicional no que diz respeito às lentes dos telefones com câmera: profundidade de campo rasa. Quanto menor o sensor, mais longa será a lente necessária para gerar o bokeh óptico ideal para fotos de retrato – e, nesse aspecto, um zoom óptico de 10x em um iPhone não é um exagero.

O zoom óptico de 10x é difícil de estabilizar

O zoom x5 é algo que podemos estabilizar incrivelmente bem. Se você olhar para o zoom x10, a menos que você tenha as mãos mais estáveis do mundo ou um tripé, é realmente difícil de usar. Quando pensamos em criar uma feature, sempre nos perguntamos “quem vai utilizá-la?”

Mesmo usando uma lente DSLR com estabilização ótica de imagem sofisticada, você provavelmente colocará a câmera em um tripé – ou pelo menos um monopé – para uma foto de 120 mm.

A abertura supera o zoom

Mas o melhor argumento da Apple, e aquele que considero o argumento matador neste caso, é que limitar o telefone ao zoom óptico de 5x permite uma lente de abertura muito maior. O nosso zoom abre em f/2.8, o que nos permite obter uma excelente gestão de luz.

Isso se compara à abertura f/4.9 do S23 da Samsung, o que é uma grande diferença. Novamente, se você olhar para o mundo DSLR, uma grande abertura é o que faz a diferença entre uma lente longa que custa centenas de libras e uma lente de alcance idêntico que custa muitos milhares.

Via: 9to5Mac
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.