Apple decide fazer acordo com a startup de chips Rivos

Até 15 de março, Apple e Rivos devem se entender

Quando o assunto é processo judicial, às vezes, o melhor caminho, é fazer um acordo e se livrar de anos de batalha. Agora, por exemplo, a Apple decidiu fazer um acordo com a startup de chips Rivos, dois anos depois de processar a empresa pela primeira vez por roubo de segredos comerciais.

Acordo entre Apple e Rivos

De acordo com um documento divulgado na última sexta-feira, Rivos e Apple informaram a um juiz que planejam finalizar um acordo até 15 de março. Isso dará fim a um processo iniciado há 2 anos pela Apple.

A Apple processou a startup em “modo furtivo” em maio de 2022, acusando Rivos de caçar engenheiros com acesso a informações secretas da empresa. O processo da Apple alegou que ex-funcionários roubaram informações proprietárias a pedido da Rivos como parte do processo de recrutamento desses funcionários.

“A partir de junho de 2021, Rivos iniciou uma campanha coordenada para atingir os funcionários da Apple com acesso a informações proprietárias e segredos comerciais da Apple sobre os designs de SoC da Apple”, diz a Apple na reclamação. Ainda de acordo com a Apple, os engenheiros roubaram “gigabytes de especificações sensíveis do System-on-a-Chip e arquivos de design”.

A Rivos então respondeu com seu próprio processo contra a Apple em setembro de 2023, acusando-a de usar intimidação e outras táticas para impedir a saída de seus engenheiros. No entanto, na última sexta-feira. Em um documento divulgado pelo Bloomberg (Via: 9to5Mac), Apple e Rivos disseram que planejam resolver o processo e estão trabalhando para finalizar seu acordo agora:

“O acordo prevê a remediação de informações confidenciais da Apple com base em um exame forense dos sistemas Rivos e outras atividades”, de acordo com o documento apresentado no tribunal federal de San Jose, Califórnia. “As partes estão atualmente trabalhando nesse processo.”

Apple recuando em seus processos

Em abril de 2023, a Apple retirou discretamente uma ação movida contra o ex-executivo Gerard Williams III, que foi descrito como crítico para o desenvolvimento dos chips Apple Silicon de alto desempenho das séries A e M. Williams deixou a Apple em 2019 para iniciar a startup de chips de servidor Nuvia, que foi adquirida pela Qualcomm em 2021.

A Apple parece disposta a finalizar processos movidos contra pessoas físicas e empresas, se afastando de longas batalhas judiciais. Esperamos que o acordo com a Rivos seja realmente efetivado até o dia 15 de março. Pelo menos nesse momento, não sabemos se e qual das partes será favorecida.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile