Apple é acusada de desacelerar o iPhone a partir da atualização do iOS 14.5

Imagem: iPhoneHacks

A Apple corre o risco de enfrentar um novo processo sobre a suposta desaceleração planejada do iPhone. A Organização de Proteção ao Consumidor da Espanha enviou uma carta à empresa em nome de usuários que afirmam que a Apple está reduzindo a velocidade dos iPhones 12, 11, XS e 8 com as atualizações recentes do iOS 14.5, 14.5.1 e 14.6.

De acordo com o iPhoneros, a Organização de Proteção ao Consumidor (OCU em espanhol) enviou uma carta à Apple pedindo à empresa que oferecesse uma forma de compensar os usuários dos iPhones 12, 11, 8 e XS por supostamente desacelerarem seus telefones após o iOS 14.5, 14.5.1 e 14.6 atualizações.

Imagem: Leak

O caso pode ser levado aos tribunais, já que a OCU está disposta a isso, caso a Apple não tome uma providência. De acordo com a Organização, a carta enviada tem como objetivo estabelecer um diálogo com a empresa para que seja pensada uma forma de compensar os consumidores. “Se a Apple não responder adequadamente, outras ações podem ser tomadas nos tribunais nacionais para fazer cumprir os direitos do consumidor” acrescenta a OCU.

A Apple pode ser processada por, supostamente, desacelerar o iPhone a partir da atualização do iOS 14.5

Juntamente com a OCU, a Altroconsumo, a Deco Proteste e a Test-Achats também participaram da declaração. No início deste ano, Deco Proteste em Portugal acusou a Apple de “obsolescência planejada”. O demonstrativo  publicado pela organização da defesa do consumidor privado de Portugal, alega que a Apple manipulou os usuários do iPhone: 

A Apple manipulou deliberadamente, e sem informar seus usuários, o desempenho de seus dispositivos mais populares, o iPhone 6, 6 Plus, 6S e 6S Plus. Ao fazer isso, a Apple forçou vários usuários a substituir a bateria de seus dispositivos ou a comprar um novo smartphone.

O 9to5Mac revela que, o que é diferente desta vez é que a OCU diz que até o atual iPhone 12 já está desacelerando após as últimas atualizações do iOS. Depois das controvérsias sobre a bateria do iPhone há alguns anos, a Apple implementou o indicador Battery Health e, a partir do final deste ano, os usuários podem escolher se desejam atualizar para o iOS 15 ou permanecer no sistema iOS 14 atual com apenas novos patches de segurança.

Além disso, por mais um ano, a empresa está mantendo o suporte para os mesmos iPhones com iOS 15, a partir do iPhone 6s. Com essa mudança, a Apple pode continuar a fornecer suporte por muitos anos para os telefones mais antigos, muito diferente do que o Google e outros fabricantes fazem com os telefones Android, destaca o 9to5Mac.

Via: 9to5Mac
Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile