Apple e ex-chefe de design Jony Ive encerram relacionamento

Apple e Ive concordaram em parar de trabalhar juntos, encerrando um relacionamento de mais de 30 anos

A Apple manteve uma parceria com seu ex-chefe de design, Jony Ive, mesmo depois que ele deixou a empresa em 2019. Ive continuou trabalhando para a empresa como consultor por meio de sua empresa de design LoveFrom, mas a parceria entre a Apple e Ive acabou.

A informação é do The New York Times (Via: MacRumors) e, segundo o site, Apple e Ive concordaram em parar de trabalhar juntos, encerrando um relacionamento de mais de 30 anos.

Ive foi responsável por alguns dos maiores produtos da Apple, projetando o iPhone, Apple Watch, Macs, lojas de varejo da Apple e muito mais. Ele anunciou sua saída da Apple em junho de 2019, com o objetivo de criar sua própria empresa de design. Na época, Ive disse que a Apple seria um de seus principais clientes, com Ive continuando a fazer trabalhos de design. Desde então, Ive trabalhou no iMac de 24 polegadas e em outros produtos, além de fornecer orientação sobre o design do Apple Car.

Apple e Jony Ive encerram parceria

Quando deixei a Apple, a Apple assinou um contrato de vários anos com ele, avaliado em mais de US$ 100 milhões (quase R$ 545 mi). Sob os termos, a Apple era o principal cliente da LoveFrom, mas o acordo impedia Ive de trabalhar em projetos que a Apple considerava competitivos.

Ive e Apple estavam prontos para renovar o contrato, mas decidiram não prorrogá-lo. Os executivos da Apple questionaram quanto a Apple estava pagando a Ive e também ficaram frustrados com o fato de os designers da Apple estarem saindo para a LoveFrom. Enquanto isso, Ive queria a liberdade de escolher seus próprios clientes sem liberar seu trabalho com a Apple.

Motivos do encerramento da parceria

Rumores indicaram que Ive deixou a Apple porque ele ficou desanimado após o lançamento do Apple Watch, com Ive sentindo-se descontente porque a Apple estava se tornando menos focada em design e mais focada em operações.

Ive disse ter sentido que Cook tinha pouco interesse no processo de desenvolvimento de produtos, e ele supostamente estava frustrado porque o conselho da Apple era preenchido com diretores com experiência em finanças e operações em vez de tecnologia.

Desde a saída de Ive, Jeff Williams supervisiona as equipes de design da Apple e continuará a fazê-lo. O design industrial continua a ser liderado por Evans Hankey, e o design de software é liderado por Alan Dye. O chefe de marketing da Apple, Greg Joswiak, também tem um papel central nas escolhas de design de produtos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile