Notícias

03/11/2021 às 15:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Apple falha na segurança de seus iPhones

Pontos fracos no iMessage pode colocar em risco a segurança dos usuários do iPhone da Apple

Apple falha na segurança de seus iPhones

O iPhone da Apple é mais seguro do que o Android protegendo a privacidade de seus mais de um bilhão de usuários. No entanto, ainda existe uma falha gritante na segurança da Apple.


A empresa claramente conseguiria resolver esse problema de segurança, mas, infelizmente coloca os lucros antes de sua segurança, conforme aponta a Forbes. Dessa forma, colocando em risco seus usuários.

A arquitetura que sustenta o iMessage da Apple é a melhor do mercado. Ele permite a criptografia de ponta a ponta em vários dispositivos, sincroniza um backup contínuo, garantindo que todos os dispositivos confiáveis ??possam acessar os mesmos históricos de bate-papo, e funciona em todos os seus dispositivos.

Mas, a Forbes levanta dois pontos fracos do iMessage. Em primeiro lugar, toda essa tecnologia de criptografia inteligente é completamente prejudicada pela Apple continuar a armazenar cópias de chaves de criptografia ponta a ponta em backups gerais do iCloud (claro, se ele estiver ligado), por exemplo. Além disso, esse mesmo problema afeta o WhatsApp também.

Em segundo lugar, o iMessage não será executado em várias plataformas. Como todos sabemos, conversar dentro do ecossistema da Apple é seguro, mas, com essa expansão, isso não será mais tão seguro assim. E com três vezes mais usuários do Android do que usuários do iPhone, isso significa que não é possível proteger totalmente as suas mensagens no iMessage.

iMessage e a falha de segurança em iPhones

apple-falha-na-seguranca-de-seus-iphones
Imagem: CDN

A Apple considerou abordar o problema de plataforma cruzada do iMessage em 2013, explorando a opção de um cliente Android. Mas isso foi descartado, aparentemente para não prejudicar a rigidez do ecossistema da Apple entre as famílias, permitindo que dispositivos Android mais baratos acessem o mensageiro de ações da Apple.

É 2021 e ninguém mais deve enviar mensagens pelo SMS v1. Não há desculpa para empurrar os usuários para o SMS v1 em 2021, não com seus pontos fracos sendo tão abertos à exploração.

Se a Apple habilitasse as mensagens RCS entre iPhones e Androids, os principais perdedores provavelmente seriam o WhatsApp e o Facebook Messenger. A ironia para o Facebook e Zuckerberg é que, embora a base instalada do iPhone nos Estados Unidos possa ser o que impede o WhatsApp de se firmar ali, a alternativa é provavelmente pior, aponta a Forbes.

“Não acredito que o iMessage quebrando seu jardim murado e se abrindo para o Mensagens do Google ajudaria o WhatsApp nos EUA, mas acredito que ajudaria o Mensagens do Google lá e em outros lugares, mudando o cenário das mensagens”, diz o site.

Em seu Meta PR, Zuckerberg destacou as restrições do sistema operacional móvel e o controle que a Apple e o Google exercem sobre o Facebook. Mas parece que por mais irritante que o Facebook possa ser para a Apple, e por mais que a agenda anti-Facebook funcione bem na mídia, a verdadeira ameaça para a Apple é o Google, e a Apple parece improvável que ceda.

Via: Forbes

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.