Apple já pode admitir que estava errada sobre o mundo dos laptops

Por
Jardeson Márcio
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista...
Imagem: Apple

A Apple acaba de lançar novos laptops, MacBook Pros de 14 e 16 polegadas. Além das versões Pro e Max aprimoradas do chip M1 já capaz que a Apple estreou no ano passado, eles também incluem inúmeras melhorias, como o retorno do MagSafe, uma linha de teclas de função em vez de uma Touch Bar OLED, além de uma seleção completa de portas.

Imagem: Apple

Embora obviamente esteja retrocedendo, a Apple pode estar fazendo a escolha certa com todas essas três mudanças. Para a grande maioria dos usuários, uma linha de função adequada é muito mais útil do que uma Touch Bar baseada em software que falhou em atrair os desenvolvedores, aponta o The Verge.

Portas de fácil acesso torna a vida mais fácil para profissionais e pessoas comuns, e o MagSafe é mais rápido de conectar do que um cabo USB-C e pode evitar que seu laptop seja danificado quando alguém tropeça no cabo de alimentação, por exemplo. Mudanças necessárias que apontam o quanto a Apple estava errada acerca do futuro dos laptops.

Apple: Um olhar diferente para os laptops

“Mas é difícil ignorar o contexto mais amplo dessas melhorias, que é que elas efetivamente trazem os 2021 MacBook Pros da empresa de volta aos recursos que já ofereciam de 2012 ao início de 2016. Indiscutivelmente, a principal razão pela qual esses novos MacBooks estão sendo recebidos com grande entusiasmo agora é que a Apple fez a aposta errada sobre para onde o design do laptop estava indo naquela época”, disse o The Verge.

Imagem: Reprodução | TheVerge

A Apple foi uma das primeiras a adotar um conector muito novo para a época. E ir all-in com USB-C era basicamente algo inédito, já que o USB Tipo-A ainda era dominante em laptops e desktops.

A decisão da Apple levou os proprietários a investir em adaptadores para todos os seus periféricos antigos. “O laptop em si pode ter ficado um pouco mais fino e leve, mas para uso profissional em movimento, qualquer espaço ou peso economizado em uma mochila ou pasta foi reduzido pelo volume e complexidade adicionais dos acessórios extras de que você precisava”, lembra o The Verge.

A Apple não é a única empresa que fez uma aposta no USB-C que não deu certo. E, fica claro que a empresa fez uma aposta errada para o futuro. Pelo menos, a Apple parece estar voltando atrás nisso e devolvendo aos usuários, oq ue tirou em 2016.

Via: TheVerge

Compartilhe este artigo
Follow:
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista em Android, Apple, Cibersegurança e diversos outros temas do universo tecnológico. Seu foco é trazer análises aprofundadas, notícias e guias práticos sobre segurança digital, mobilidade, sistemas operacionais e as últimas inovações que moldam o cenário da tecnologia.
Sair da versão mobile