in

Apple melhora desempenho da linguagem de programação Swift 5.3

A Apple apregoa as principais melhorias de desempenho do Swift 5.3 sobre a construção de aplicativos com sua linguagem Objective-C legada.

Apple melhora desempenho da linguagem de programação Swift 5.3

A Apple anunciou esta semana a chegada do iOS 14. Os mais desavisados não perceberam um outro lançamento também importante: uma nova versão 5.3 da linguagem de programação Swift, que a Apple promete um melhor desempenho.

O Swift 5.3 está disponível para desenvolvedores no site do Swift ou com a versão mais recente do ambiente de desenvolvimento integrado da Apple, Xcode 12, que também inclui SDKs para iOS 14, iPadOS 14, tvOS 14, watchOS 7 e macOS Big Sur.

A Apple anunciou o Swift 5.3 em março, logo após o lançamento do Swift 5.2. A empresa está desenvolvendo a linguagem abertamente, permitindo que desenvolvedores da comunidade Swift sugiram novos recursos por meio de propostas que a Apple pode adotar.

Apple melhora desempenho da linguagem de programação Swift 5.3

As atualizações no Swift 5.3 visam ajudar os desenvolvedores a serem mais produtivos, reduzindo o código redundante, de acordo com Holly Borla, engenheira da equipe de compiladores Swift da Apple. Também inclui correções para problemas comuns do compilador que os desenvolvedores enfrentaram.

A nova versão do Swift melhora o tamanho do código binário e o uso da memória em tempo de execução em comparação com o Swift 4 em relação aos aplicativos escritos na linguagem de programação legacy da Apple Objective-C. A Apple lançou o Swift em 2014 como um substituto para Objective-C. 

“No Swift 4, o tamanho do código era cerca de 2,3x o tamanho da versão Objective-C. No Swift 5.3, o tamanho do código é menos de 1,5x o tamanho da versão Objective-C”, observa Borla.

Além disso, o tamanho do código lógico do aplicativo no aplicativo de código aberto do SwiftUI MovieSwiftUI foi reduzido em mais de 40% em comparação com o Swift 5.1. E há grandes melhorias no uso da memória heap em comparação com o Swift 5.1 e programas escritos em Objective-C.

Aplicativos Swift agora têm menor sobrecarga de memória heap em tempo de execução, explicou Borla.O tempo de execução do Swift armazena em cache menos informações na inicialização para rastrear coisas como conformações de protocolo, devido a melhorias no tempo de execução que tornaram esse armazenamento menos necessário. Um aplicativo escrito em Swift agora deve usar menos memória heap do que um programa idêntico escrito em Objective- C.

O anúncio de mais detalhes

Apple melhora desempenho da linguagem de programação Swift 5.3

A Apple detalhou essas melhorias em sua conferência de desenvolvedores WWDC 2020 em junho, onde anunciou o silicon da Apple e o Kit de transição para desenvolvedores semelhante ao Mac Mini com um processador A12Z SoC rodando no macOS Big Sur.

O Swift 5.3 também traz a conclusão de código aprimorada que é até 15 vezes mais rápida do que o Swift 5.2 para invocações de conclusão de código repetidas dentro de corpos de função. Os usuários do Xcode e do protocolo de servidor de linguagem SourceKit da Apple devem notar uma diferença notável na velocidade.

A Apple destaca a velocidade aprimorada graças às alterações do compilador, diagnósticos do compilador melhores para fornecer aos desenvolvedores mensagens de erro mais precisas e melhores mensagens de erro para falhas de tempo de execução durante a depuração de aplicativos.

Como programar em Swift no Ubuntu, a linguagem de programação da Apple

ZDNet