Apple pode comprar uma startup de IA para anonimizar dados privados em imagens

Apple planeja adquirir a Brighter AI.

A privacidade dos usuários de empresas de tecnologia, deve ser tratada com muito zelo. Mas, você sabe como o Google e a Apple desfocam rostos, placas de veículos e outras informações potencialmente pessoais de suas imagens de mapas? É um passo importante para proteger a privacidade do usuário. Inclusive, há relatos de que a Apple pode comprar uma startup de IA para anonimizar dados privados em imagens.

Privacidade de usuários Apple

Na era moderna impulsionada pela IA, não é surpresa que possa haver uma solução melhor e mais elegante para manter a privacidade do usuário. Por exemplo, a startup alemã de IA Brighter AI conta com tecnologia Deep Natural Anonymization 2.0, que promete alcançar o anonimato facial e de dados por meio da modificação de imagens por IA, em vez de desfoque. Isso resulta em uma aparência muito mais natural para as imagens finais e faz com que o desfoque pareça uma abordagem de “homem das cavernas” para o problema.

Imagem: Reprodução | GSMArena

De acordo com fontes da indústria, a Apple planeja adquirir a Brighter AI e usar sua tecnologia em suas ofertas. O headset Vision Pro VR/AR da empresa pode ser o primeiro a se beneficiar da tecnologia. Uma decisão bastante desconcertante à primeira vista, mas aparentemente a Apple está preocupada que o Vision Pro levante certas questões de privacidade, nomeadamente que a Apple acredita que é mais fácil capturar vídeos e imagens discretamente com um Vision Pro. Muito mais do que com um smartphone.

Anonimizar dados em imagens pode ser o futuro, claro, trazido pela IA

Embora hoje não haja nada de discreto em usar um fone de ouvido VR/AR, pode haver alguma verdade nessa hipótese. Pense nisso: quando essa tecnologia se tornar mais normalizada, as roupas casuais em todos os tipos de locais públicos poderão, na verdade, ser normais e mundanas.

E mesmo hoje, quando definitivamente não é, a simples novidade de ver alguém com um fone de ouvido preso ao rosto provavelmente será mais do que suficiente para distraí-lo do sutil indicador visual na frente do dispositivo que acende quando ele está capturando imagens de vídeo.

De qualquer forma, essa tecnologia de anonimato de IA parece muito legal e útil em muitos aspectos além do Vision Pro. No mínimo, a Apple poderia usá-lo para “desfocar” as imagens dos mapas e torná-las muito mais agradáveis de se olhar.

Ainda não sabemos os planos reais da Apple, mas ela pode adquirir a startup em breve e trazer esse novo modo de anonimizar dados em imagens, para jogo, em um futuro não tão distante.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile