Apple pode usar o Google Gemini para potencializar recursos de IA no iPhone

Apple deve licenciar o Gemini

Por Jardeson Márcio 3 minutos de leitura

Além de usar o Gemini para potencializar recursos em seus aplicativos e serviços, o Google oferece seu LLM para desenvolvedores terceirizados. Agora, algumas notícias apontam que a Apple está supostamente em negociações com o Google para licenciar o Gemini para o iPhone.

Apple deve licenciar o Gemini para o iPhone

De acordo com o Bloomberg (Via: 9to5Google), há “negociações ativas para permitir que a Apple licencie o Gemini, o conjunto de modelos generativos de IA do Google, para potencializar alguns novos recursos que chegarão ao software do iPhone este ano”. A Apple também conversou com a OpenAI, que potencializa os recursos de IA da Microsoft.

A empresa de Cupertino está procurando especificamente uma parceria em IA generativa baseada em nuvem, com o último relatório citando a geração de texto e imagem como exemplos de como o Gemini poderia ser usado. Ao mesmo tempo, a Apple está trabalhando para oferecer seus próprios modelos e recursos de IA no dispositivo com o próximo lançamento do iOS 18. As discussões ainda estão em andamento e não está claro como será a marca do acordo de IA. Esta seria uma expansão significativa do relacionamento existente entre as duas empresas.

Parcerias para uso da IA

O Google anunciou uma parceria com a Samsung em fevereiro para ter recursos de resumo de energia Gemini nas notas e aplicativos de gravação de voz do Galaxy S24, bem como no teclado. A Samsung também está usando a difusão de texto para imagem Imagen 2 para um recurso de edição generativa no aplicativo de galeria de fotos. Todos esses recursos exigem processamento no servidor, mas a Samsung também está usando uma versão do Gemini no dispositivo.

O Google oferece o Gemini em três versões (Ultra, Pro e Nano), sendo o Pro usado pela maioria dos aplicativos próprios e de terceiros. O Gemini 1.0 Pro alimenta a versão gratuita do gemini.google.com, enquanto o 1.0 Ultra é usado no nível pago Gemini Advanced.

O Gemini 1.0 está disponível em versão estável, mas o Google, em meados de fevereiro, visualizou o Gemini 1.5 com uma janela de contexto bastante expandida que permite a absorção de mais informações. Isto pode tornar o “resultado mais consistente, relevante e útil”.

O Bloomberg não espera que um acordo seja anunciado até a WWDC em junho, com a Apple optando pelo OpenAI ou mesmo por vários provedores oferecidos como possibilidades no relatório de hoje. De qualquer forma, a parceria deve ser firmada e os resultados mostrados no futoro.

Share This Article
Sair da versão mobile