Apple quebra lançamento anual de iPad

Apple fazia lançamento anual de iPads há 12 anos

Para quem não sabe, a Apple lançou iPads com frequência anual durante doze anos. No entanto, quebrando essa tradição, a empresa optou por não lançar nenhum novo modelo de iPad em 2023, marcando um afastamento de seu ciclo anual de lançamento de produtos que começou com o lançamento da linha iPad em 2010.

Esse desvio da norma da empresa gerou especulações sobre potencial mudanças na abordagem estratégica da Apple em relação à sua popular linha de tablets. No entanto, não sabemos o que a empresa planeja com isso.

A mudança estratégica da Apple em não lançar um iPad em 2023

Imagem: Reprodução | Gizchina

Em sua história, a Apple lançou consistentemente pelo menos um novo modelo de iPad a cada ano. Com alguns anos testemunhamos a introdução de até quatro versões. No entanto, a sequência foi interrompida em 2023. O único lançamento de hardware relacionado ao iPad foi a caneta Apple Pencil com conectividade USB-C.

Mas isso pode ser apenas uma estratégia da empresa. À medida que os iPads continuam a avançar em tecnologia e a serem amplamente adotados, a necessidade de atualizações frequentes parece estar diminuindo entre os usuários. Assim, esta mudança no comportamento do consumidor pode ter obrigado a Apple a reavaliar a sua estratégia para tablets. Optar por atualizações de hardware menos frequentes, mas mais impactantes, para obter uma resposta mais forte do mercado.

No entanto, isso pode ser um pouco “perigoso”, já que as receitas da empresa não serão as mesmas sem um lançamento. Ou seja, isso pode aumentar os valores dos futuros iPads, sob a justificativa de que o hardware é suficientemente bom para isso.

Críticas à empresa

As críticas dirigidas à Apple sobre a complexidade da linha do iPad e a trajetória do iPadOS também podem ter desempenhado um papel nesta decisão. O hiato no lançamento de produtos pode ser um movimento estratégico para renovar a linha de iPads. Fornecendo-lhe uma direção mais clara e objetiva. Olhando para 2024, os analistas do setor antecipam um ano significativo para a linha de iPads.

De acordo com as especulações, deve haver uma atualização abrangente de hardware para todos os modelos, incluindo o iPad básico, iPad mini, iPad Air e iPad Pro. Há rumores de que o iPad Pro 2024, em particular, apresentará uma infinidade de recursos, como tecnologia de tela OLED, o poderoso processador M3 e um inovador acessório de teclado “semelhante a um laptop”, demonstrando o compromisso da empresa em fornecer tecnologia de ponta em seus próximos lançamentos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile