Apple reduz salários de funcionários e Tesla não pagará alguns salários!

Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte

A Apple Inc. resolveu não pagar alguns de seus trabalhadores contratados por hora suas taxas normais durante o período do coronavírus, várias fontes disseram ao Silicon Valley Business Journal. No mês passado, o Business Journal foi o primeiro a relatar que a Apple não se comprometera a pagar a seus prestadores de serviços cujos serviços foram suspensos como resultado da pandemia, apesar da promessa do CEO Tim Cook de que trabalhadores horistas continuariam sendo pagos.

Na segunda-feira, depois que centenas de trabalhadores receberam avisos de suspensão sem retratação desde o final de semana – a empresa disse ao Wall Street Journal que estava “trabalhando com todos os nossos fornecedores para garantir que trabalhadores horistas, como funcionários de limpeza, fossem pagos durante esse período”. tempo difícil.”

Mas fontes dizem ao Business Journal que a empresa está oferecendo pagamentos mais baixos do que normalmente recebem. A Apple, que não quis comentar, concordou em pagar integralmente três das quatro empresas de zeladoria que atendem seus escritórios, e está conversando com a quarta, segundo o Sindicato Internacional dos Empregados em Serviços (Service Employees International Union-United Service Workers West).

Mas a Apple – uma das maiores empresas do mundo, com um valor de mercado superior a US $ 1 trilhão e com US $ 200 bilhões em dinheiro em mãos – resolveu não honrar compromissos financeiros com alguns de seus outros fornecedores.

A empresa disse aos funcionários que atendem a sua demanda de serviços de transporte que quer pagar menos do que o valor normal pelo turno padrão de 35 horas por dia – quando os motoristas acordam de manhã cedo para deixar os trabalhadores na Apple e levar os trabalhadores para casa à noite, de acordo com o sindicato Teamsters, onde representa cerca de 100 motoristas da Apple que trabalham em dois serviços de transporte.

A Apple disse a pelo menos um outro fornecedor que deseja ser reembolsada por qualquer assistência governamental que seus funcionários recebam por hora, de acordo com uma fonte. A empresa está apenas buscando pagar a esses trabalhadores a taxa de funcionários, não a taxa total de encargos que normalmente paga para cobrir impostos sobre a folha de pagamento, remuneração dos trabalhadores, seguro de saúde e despesas administrativas.

Sem compromissos da Apple, alguns serviços de contrato emitiram avisos de demissão proativamente para cumprir a lei ou se prepararam para demitir trabalhadores se um acordo não for feito nas próximas semanas.

Múltiplas fontes disseram que a Apple é uma das empresas discrepantes entre as maiores empresas de tecnologia do Vale do Silício. O Google, com base em Mountain View, e o Facebook, com base em Menlo Park, se comprometeram a pagar integralmente seus funcionários horistas.

A Tesla Inc., de Palo Alto, também não vai pagar parte de seus trabalhadores contratados por hora, de acordo com fontes sindicais. A Tesla, que não pôde ser contatada para comentar, disse que não pagará seus motoristas, de acordo com Murphy, porta-voz do Teamsters.

“Que vergonha”, disse Murphy, referindo-se ao CEO da Tesla, Elon Musk . “Tesla apareceu e disse: ‘Não estamos pagando.'”

A Tesla continuou a usar seus serviços de zeladoria, mas não se comprometeu a pagar esses fornecedores se os zeladores forem suspensos, de acordo com Denise Solis, vice-presidente da SEIU-USWW no norte da Califórnia.

As ações da Apple fecharam em alta de 1,67 por cento na quinta-feira, a US $ 244,93 por ação, um aumento de mais de 25 por cento no ano passado. A empresa possui um valor de mercado de US $ 1,07 trilhão.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.