Apple se esforça para trazer jogos para o macOS. Acredite, esse é um grande negócio!

A Apple deve parar de afastar os desenvolvedores de jogos

Jardeson Márcio
6 minutos de leitura

A Apple sempre tentou vender a ideia de que seus dispositivos são ótimos para jogos. No entanto, as plataformas da empresa precisam de muitos títulos populares no nível do console, principalmente porque a Apple tem diretrizes super restritivas da App Store. Nos últimos anos, no entanto, a Apple vem tentando mudar isso e, o mais recente esforço para trazer jogos para o macOS é um grande negócio.

Apple e os jogo

Mesmo antes do iPhone e da App Store existirem, lembro-me de ver a Apple promovendo jogos disponíveis para o Mac. Após a introdução dos primeiros Macs Intel com GPUs Nvidia, isso se tornou ainda mais intenso. Por exemplo, o vídeo de introdução do primeiro MacBook Unibody em 2008 promoveu Need for Speed Carbon, um título popular na época que tinha uma versão para Mac.

Depois surgiram o iPhone e o iPad, e a Apple sempre enfatizou que esses dispositivos também funcionam como ótimos consoles de jogos portáteis. Na época, a App Store havia acabado de ser lançada e muitos novos jogos para celular estavam sendo desenvolvidos para iOS. E a Apple orgulhosamente comparou as vendas de jogos na App Store com as vendas de jogos de PSP e Nintendo DS em suas palestras.

A verdade é que, embora o hardware do iPhone não fosse capaz de rodar jogos em nível de console, a experiência ainda é interessante. Parecia apenas uma questão de tempo até vermos jogos mais avançados no iOS, mas tirando alguns títulos excepcionais, isso não aconteceu.

apple-se-esforca-para-trazer-jogos-para-o-macos-acredite-esse-e-um-grande-negocio

Por que não há muitos jogos AAA para iOS e macOS?

O Mac e o iPhone tinham motivos diferentes para não ter jogos no nível do console. Quando se tratava do Mac, o hardware na maioria dos modelos Intel (especialmente notebooks) era insuficiente para rodar jogos 3D. Isso aliado com o fato de que o Mac tem uma participação de mercado infinitamente menor do que o Windows, e apenas alguns desenvolvedores se preocuparam em trazer seus jogos para o Mac, não importa o quanto a Apple tentasse fazer isso acontecer.

Por outro lado, o iPhone e o iPad ganharam chips mais poderosos a cada ano desde o lançamento do A4, o primeiro chip projetado pela Apple. Mas mesmo assim, grandes desenvolvedores nunca pareceram interessados em trazer seus jogos para a plataforma, nem mesmo agora que um iPad tem o mesmo chip de um Mac. E isso é por causa da App Store.

apple-se-esforca-para-trazer-jogos-para-o-macos-acredite-esse-e-um-grande-negocio

O mercado de jogos é bem diferente do mercado de aplicativos móveis. A Steam, uma das lojas de jogos digitais mais populares do mundo, tinha requisitos semelhantes aos da App Store. Os desenvolvedores tiveram que pagar uma comissão de 30% sobre todas as vendas de jogos, mas o aumento da concorrência forçou o Steam a ser um pouco mais flexível.

A Epic Games Store, por exemplo, cobra apenas 12% de comissão dos desenvolvedores de jogos, e também permite que os desenvolvedores mantenham todos os lucros das vendas no jogo se usarem seu próprio sistema de pagamento. Ao mesmo tempo, grandes editoras de jogos como Electronic Arts e Rockstar também têm suas próprias lojas digitais para distribuir seus jogos. Além disso, em plataformas como Android, Windows ou mesmo macOS, os usuários podem comprar jogos em qualquer uma dessas lojas digitais. Mas no iOS, a App Store é a única opção disponível. E como vimos após o caso Epic v. Apple, ter um jogo banido da App Store significa que ninguém mais poderá jogá-lo no iPhone e no iPad.

E embora a comissão de 30% da Apple seja certamente um dos principais motivos pelos quais alguns desenvolvedores de jogos optam por não oferecer seus títulos na plataforma, as rígidas diretrizes da App Store também acabam afastando alguns criadores de jogos.

Esperança para o futuro

O macOS Sonoma apresenta uma nova ferramenta de portabilidade de jogos que ajudará os desenvolvedores a portar seus jogos do Windows para o Mac com pouco ou nenhum esforço. A ferramenta traduz DirectX 12 para Metal 3 em tempo real e ajuda os desenvolvedores a reconstruir seus jogos nativamente para as plataformas da Apple. Ao mesmo tempo, o macOS 14 possui um modo de jogo que gerencia os recursos de hardware para oferecer o melhor desempenho durante a execução de um jogo.

Agora, com os chips Apple Silicon, até os Macs básicos são capazes de rodar jogos 3D, e a Apple parece orgulhosa disso. Durante a palestra WWDC 2023, a empresa também destacou vários jogos AAA que foram lançados ou estão chegando ao Mac este ano, como Resident Evil Village e Stray. Os dispositivos da Apple certamente são capazes de rodar jogos avançados.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.