Apple terá a disposição os chips de 3 nm da TSMC

A TSMC em breve enviará as primeiras remessas à empresa

A fabricação de chips tem vivenciado um grande avanço, principalmente no ganho de desempenho. A TSMC saiu na frente quando o assunto é a produção de chips de 3 nm. E a Apple se beneficiará disso! Em breve, a TSMC enviará as primeiras remessas de chips de 3 nm para a Apple.

TSMC fabricando chips de 3 nm para a Apple

A TSMC é fabricante líder de chips avançados e, em breve, começará a enviar pedidos de chips de 3 nm, com a Apple sendo seu primeiro cliente. Mas não se anime, pois esses processadores de ponta não serão para a próxima série iPhone 14.

O maior cliente da maior fabricante de chips por contrato do mundo também é a Apple. A empresa está na frente para receber chips de 3 nm da empresa, mas não a tempo de inserir na sua nova série de iPhones deste ano.

Para quem não sabe, a série iPhone 14 chegará com o chipset A16 Bionic baseado em 4 nm para os modelos Pro dos modelos iPhone 14 Pro, enquanto a variante base e Max chegará com o chipset A15 Bionic de 5 nm de última geração.

Novos chips para a empresa de Cupertino

Os novos chips de 3 nm que a Apple encomendou são basicamente para os chipsets de PC da próxima geração, que é o processador M2 Pro. É o primeiro chip baseado em processo de 3 nm que a marca lançará, com o primeiro iPhone com chip de 3 nm provavelmente sendo a série iPhone 15 que será lançada em 2023.

Como lembrete, esse chip de 3 nm não deve ser inserido em todos os modelos do iPhone do próximo ano, já que a Apple deve reutilizar o chip deste ano nos modelos básicos do iPhone 15.

Os chips da próxima geração serão mais poderosos e eficientes em termos de energia, tendo uma maior contagem de transistores nos chips. Com base no que a TSMC disse, os chips FinFET de 3 nm reduzirão o consumo de energia em 25 a 30 por cento, aumentando a potência em 10 a 15 por cento em relação aos chips baseados em FinFET de 5 nm da geração anterior.

Os chips que a Apple receberá em breve trazem um ganho enorme em relação a geração anterior. Esperamos que o primeiro produto a vir com um deles traga ainda mais desempenho do que a Apple já entrega em seus dispositivos.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile