Apple trabalha em próprio chip de Bluetooth e Wi-Fi

A empresa parece querer reduzir sua dependência da Qualcomm

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Apple vem trabalhando no desenvolvimento de seu próprio modem há bastante tempo. Mas agora, aparentemente, a empresa pode trazer esse desenvolvimento à realidade. A Apple pode trazer seu próprio chip de Bluetooth e Wi-Fi para seus dispositivos.

Apple pode ter seu próprio chip de Bluetooth e Wi-Fi em 2024

Um novo relatório do Bloomberg (Via: 9to5Mac) aponta que a transição pode começar em 2024, além de acrescentar que a Apple também está desenvolvendo seu próprio chip WiFi e Bluetooth. Isso permitiria também abandonar a Broadcom, além da Qualcomm.

A Apple e a Qualcomm travavam uma dura batalha legal sobre licenças, patentes e desacordos de royalties relacionados a chips de modem. Embora os processos tenham sido resolvidos no último minuto, a Apple deixou claro que seu foco é desenvolver sua própria tecnologia de modem para futuros dispositivos iPhone e iPad.

Para impulsionar esses esforços, a Apple concluiu a aquisição do negócio de modem da Intel em 2019. Isso deu à empresa acesso a talentos de engenharia e a uma ampla coleção de patentes essenciais ao padrão relacionadas à tecnologia celular.

A Apple ainda terá que licenciar algumas patentes da Qualcomm e da Ericsson, mesmo quando mudar para modems internos. No entanto, a empresa deve conseguir sua independência nesse sentido.

apple-trabalha-em-seu-proprio-chip-de-bluetooth-e-wi-fi

O novo modem interno da Apple estava programado para ser lançado ainda este ano, mas o Bloomberg diz que “problemas de desenvolvimento” adiaram isso para o final de 2024 ou início de 2025.

Para abandonar a Broadcom, a Apple está desenvolvendo um chip combinado de Wi-Fi e Bluetooth que pode estrear em 2025. Também está trabalhando em uma versão posterior desse chip que combina o modem celular, Wi-Fi e tecnologia Bluetooth em um único chip.

A Apple também conta com a Broadcom para outros componentes do iPhone, incluindo chips de radiofrequência e componentes de carregamento sem fio, mas a Apple “tem trabalhado na personalização dessas peças também”, de acordo com o Bloomberg.

De acordo com o 9to5Mac, embora os planos da Apple de mudar para a tecnologia de modem interno tenham sido relatados várias vezes, esta é a primeira vez que ouvimos sobre seus planos para um chip interno de Bluetooth e Wi-Fi também. Tudo se alinha com a crença de Tim Cook de que a Apple deveria controlar os componentes mais importantes do próprio iPhone.

Tudo isso é um grande empreendimento para a Apple, já que a empresa sempre dependeu fortemente de parceiros terceirizados para esses componentes cruciais.

O aspecto mais interessante do relatório de hoje é que a Apple também está trabalhando em um chip que combina todas essas três coisas em uma: bluetooth, Wi-Fi e celular.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.