Apple Vision Pro é executado com taxa de atualização mais baixa que o ProMotion do iPhone

A taxa de atualização do Apple Vision Pro está atualmente limitada a 96 Hz

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

No evento WWDC 2023, a Apple finalmente revelou o tão falado headset de realidade mista, o Apple Vision Pro. O dispositivo chegará ao mercado em alguns meses e, a empresa tem muito tempo para trabalhar no hardware e fazer as alterações necessárias. Não é à toa que a Apple não se preocupou em entrar muito nos detalhes de hardware do Apple Vision Pro.

Mais importante, temos pouca ou nenhuma informação sobre as telas. Tudo o que a Apple revelou é que o fone de ouvido virá com “telas duplas com mais de 4K”. No entanto, uma sessão sobre computação espacial na WWDC revelou a taxa de atualização do atual Vision Pro. E, curiosamente, é menor que o ProMotion do iPhone.

A taxa de atualização do Apple Vision Pro está atualmente limitada a 96 Hz

O ProMotion é um recurso do iPhone que a Apple lançou com a série iPhone 13. Desde então, é exclusivo dos modelos Pro. E com esse recurso, os usuários do iPhone podem definir a exibição do telefone em 120 Hz, permitindo uma experiência super suave.

Por outro lado, os modelos de iPhone não Pro têm seus monitores no máximo em 60 Hz. Bem, o Apple Vision Pro de $ 3.500 (cerca de R$ 17.230,00) está entre os dois. Durante a sessão de computação espacial, o apresentador do vídeo disse que o Vision Pro funcionaria “normalmente a 90 quadros por segundo”.

Isso significa que os painéis microLED 4K terão suporte para taxa de atualização inferior aos iPhones de que são bem mais baratos. Mas a boa notícia é que o Apple Vision Pro suporta taxas de atualização variáveis. Portanto, quando você assiste a filmes ou qualquer conteúdo baseado em movimento em 24 Hz, a taxa de atualização aumenta dinamicamente para 96 Hz.

Essa taxa de atualização extra de 6 Hz visa diminuir o “efeito de instabilidade que seria necessário na taxa de atualização padrão”.

90 Hz será suficiente?

Conforme discutido anteriormente, o Apple Vision Pro está no meio dos modelos básicos do iPhone e dos modelos Pro em relação à taxa de atualização. E pela experiência da vida real, posso dizer que a diferença entre 90 Hz e 120 Hz não é tão significativa. Mas a diferença entre 60 Hz e 90 Hz é enorme. Na verdade, é o suficiente para fazer seu cérebro aceitar o movimento na tela como um movimento da vida real.

Mas, novamente, a Apple poderia ajustar a tela um pouco mais e espremer um pouco mais de Hz dela. Afinal, ainda faltam seis meses para o Apple Vision Pro. Portanto, podemos ver uma especificação de exibição diferente na versão final.

apple-vision-pro-e-executado-com-taxa-de-atualizacao-mais-baixa-que-o-promotion-do-iphone

Outras especificações do Apple Vision Pro

Lentes, sensores e câmeras

A Apple confirmou que haverá lentes personalizadas de três elementos. Essas lentes permitirão que o fone de ouvido ofereça texto fino em qualquer ângulo. Além disso, oferecerão vídeo 4K e HDR, aprimorando a experiência de visualização.

apple-vision-pro-e-executado-com-taxa-de-atualizacao-mais-baixa-que-o-promotion-do-iphone

Fora isso, a Apple também confirmou que o headset Vision Pro possui 12 câmeras. Isso inclui duas câmeras que apontam para o mundo real, dois sensores voltados para baixo para rastrear suas mãos, duas câmeras IR e uma câmera TrueDepth.

apple-vision-pro-e-executado-com-taxa-de-atualizacao-mais-baixa-que-o-promotion-do-iphone

O fone de ouvido vem com cinco sensores, incluindo um scanner lidar e um anel de LEDs para rastrear seus olhos. Sim, você pode controlar o Apple Vision Pro com os olhos. Além disso, o fone de ouvido possui seis microfones para captar o som ao seu redor e sua voz.

Chipsets e qualidade de construção

A Apple colocou dois chips M2 dentro do Vision Pro. E caso você não saiba, os chipsets Apple M2 são muito poderosos. Há também um novo chip R1 que lida com a interação do sensor em tempo real.

E como sempre, a qualidade de construção do Apple Vision Pro é excelente. A Apple utilizou materiais de alumínio de nível aeroespacial para a carcaça, o que a torna elegante e razoavelmente leve. Além disso, há o Light Seal que fica entre o rosto e parece ser macio e confortável.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.