Apple Watch salva homem com um pulmão colapsado que não conseguiu pegar seu iPhone

Se o dispositivo detectar uma queda violenta enquanto você estiver usando o relógio, ele tocará em seu pulso, soará um alarme e exibirá um alerta

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

Há muitos relatos na internet de pessoas sendo ajudadas e até salvas por eletrônicos de consumo, como smartwatches, por exemplo. Agora, por exemplo, um homem na Noruega caiu e ficou tão gravemente ferido que nem conseguiu pegar o telefone. Felizmente, ele tinha um smartwatch para fazer uma ligação de emergência. O Apple Watch salvou o homem com um pulmão colapsado!

Apple Watch salva homem na Noruega

A história é do diretor de investimentos Robert Naess (Via: Phone Arena), de 59 anos, que saiu de casa às 7 da manhã para sua corrida matinal habitual. Pouco depois de começar a correr mais rápido do que o normal, ele escorregou em uma curva e caiu, machucando o rosto, as pernas e o peito na beira de uma parede.

Mais tarde, os médicos descobriram que o acidente causou não apenas feridas superficiais em seu rosto e pernas, mas também várias costelas quebradas e um colapso pulmonar. A pior parte é que, embora razoavelmente perto de uma estrada principal, o ponto do acidente não estava à vista dos carros que passavam nas proximidades. Nenhuma ajuda veio de estranhos naquele dia.

Deitado no chão e com fortes dores, sem conseguir respirar direito, o diretor de investimentos ferido não conseguiu nem mesmo pegar seu iPhone e pedir ajuda. Naquele dia ele estava com os AirPods e o Apple Watch ligados, foi assim que conseguiu chamar uma ambulância, que chegou 15 minutos depois.

Detecção de queda

apple-watch-salva-homem-com-um-pulmao-colapsado-que-nao-conseguiu-pegar-seu-iphone

Apple Watch SE, Apple Watch Series 4 e posteriores oferecem detecção de queda. Como o nome sugere, esse recurso detecta uma queda forte e pode ajudar a conectar os usuários aos serviços de emergência, se necessário. Assim, se o dispositivo detectar uma queda violenta enquanto você estiver usando o relógio, ele tocará em seu pulso, soará um alarme e exibirá um alerta. Você pode optar por entrar em contato com os serviços de emergência ou descartar o alerta pressionando a Digital Crown, tocando em Fechar no canto superior esquerdo ou tocando em “Estou bem”.

Veja como ativar ou desativar a detecção de queda:

  • Abra o aplicativo Watch no seu iPhone e toque na guia Meu relógio.
  • Toque em SOS de emergência.
  • Ative ou desative a detecção de queda. Se a Detecção de queda estiver ativada, você pode selecionar Sempre ativado ou Somente ativado durante os treinos.

Se você inseriu sua idade quando configurou o Apple Watch ou no app Saúde e tem 55 anos ou mais, esse recurso é ativado automaticamente.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.