Aplicativo falso de streaming de vídeo enganou a Apple e fez com que fosse listado na App Store

Imagem da logomarca da App Store com fundo azul

Quando o assunto são malwares em aplicativos, estamos até um pouco mais acostumados a ver isso no Android. Mas, a Apple também é passada para trás por desenvolvedores que tentam enganar a empresa para obter uma listagem na App Store, e alguns conseguem, como um app falso de streaming, por exemplo, conseguiu recentemente.

Aplicativo falso de streaming de vídeo dribla segurança da App Store

Um aplicativo, recentemente removido da App Store pela Apple, conseguiu enganar a equipe de revisão da App Store para ganhar uma listagem na loja de aplicativos do iOS, que manteve por anos.

O desenvolvedor do aplicativo falso empregou a antiga técnica de ‘UI switcheroo’. O aplicativo, intitulado “Collect Cards: Store box” parecia na superfície ser um aplicativo onde um usuário do iPhone poderia armazenar e gerenciar fotos e vídeos. Até aí, tudo bem, embora observemos que o aplicativo nativo Fotos e o aplicativo Google Fotos são excelentes no iOS.

A listagem do aplicativo na App Store não revelou muito sobre ele e as capturas de tela pareciam confirmar que o aplicativo foi projetado para armazenar fotos e vídeos dos usuários.

No entanto, o aplicativo “Collect Cards: Store box” tinha um lado negro secreto que o ajudou a se tornar o segundo aplicativo gratuito mais baixado na versão brasileira da App Store. Isso por si só deveria ter disparado alguns alarmes dentro da Apple, já que você não esperaria que um aplicativo de armazenamento de fotos e vídeos de aparência simples ganhasse o status de “indispensável” em um país.

Com certeza, o aplicativo primeiro determinaria a localização do usuário antes de carregar completamente. Nos EUA, o aplicativo carregaria a IU básica de um aplicativo de armazenamento de fotos e vídeos. Em outras regiões, como no Brasil, o aplicativo era um serviço de streaming pirata que mostrava conteúdo da Disney+, Netflix, Amazon Prime Video e HBO Max e até exibia conteúdo da Apple TV+.

Quando a Apple estava examinando o aplicativo nos EUA, tudo o que viu foi um aplicativo de armazenamento de fotos e vídeos simples. Em outros mercados onde a Apple não olhou, o aplicativo se transformou em um super-anti-herói maligno disseminando conteúdo de streaming que o usuário geralmente tinha que comprar para ver.

A Apple tirou do ar o “Collect Cards: Store box” depois que o 9to5Mac (Via: Phone Arena) publicou uma história sobre o aplicativo e esperamos que a Apple tenha feito uma mudança em seu processo de verificação de aplicativos para que, como o Who cantou uma vez, ela não seja enganada novamente.

Via: Phone Arena

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile