Apple adquire startup de IA para ajudar a criar seu modelo de IA

Imagem da fachada de uma das empresas da Apple

A IA ganhou um verdadeiro boom com o lançamento do ChatGPT. Aparentemente, todas as empresas de tecnologia parecem fazer parte de uma batalha pela supremacia da IA, com a Apple seguindo o recente anúncio do Google de seu modelo Gemini Nano. Inclusive, a Apple adquiriu startup de IA para ajudar a criar seu modelo de IA.

Modelo de IA da Apple

De acordo com um relatório do Bloomberg (Via: Security Affairs), a Apple adquiriu a startup canadense de IA DarwinAI no início deste ano. A DarwinAI é especializada na criação de sistemas de IA menores e mais rápidos, um fator chave para o processamento no dispositivo. O relatório destaca que dezenas de ex-funcionários da DarwinAI, incluindo o pesquisador de IA Alexander Wong, juntaram-se à equipe de IA da Apple. O site e as contas de mídia social da DarwinAI também foram colocados offline após a aquisição.

A Apple normalmente permanece calada sobre suas aquisições, simplesmente afirmando que “compra empresas de tecnologia menores de tempos em tempos”. No entanto, esta mudança pode ser o primeiro grande sinal de que a Apple pretende integrar funcionalidades de IA no dispositivo nos próximos iPhones e Macs. A empresa não é conhecida pela agilidade em trazer novos recursos aos seus dispositivos, mas, pelo menos dessa vez, a empresa precisa correr bastante, para alcançar empresas como o Google, por exemplo.

apple-adquire-startup-de-ia-para-ajudar-a-criar-seu-modelo-de-ia

Processamento de IA

O processamento de IA no dispositivo oferece benefícios consideráveis em termos de privacidade e funcionalidade. O processamento local de dados pode minimizar o envio de informações confidenciais do usuário para a nuvem, aumentando a privacidade do usuário.

Além disso, a IA no dispositivo permite que os usuários acessem recursos de IA mesmo sem uma conexão com a Internet, sem mencionar os custos de processamento potencialmente reduzidos para recursos usados com frequência.

Com o CEO Tim Cook já sugerindo os próximos anúncios de IA “ainda este ano” durante uma teleconferência de resultados no mês passado, a Apple deverá revelar um número significativo de recursos alimentados por IA para iOS 18 na WWDC em junho. Isso pode incluir um Siri aprimorado, funcionalidades alimentadas por IA em Mensagens, iWork, Apple Music e muito mais.

Com a WWDC chegando, esperançosamente, não teremos que esperar muito para ver como a Apple planeja alavancar seus avanços de IA em seus próximos produtos. Esperamos que, de fato, a empresa revele os recursos de IA no evento de junho, já que ainda tem bastante tempo até lá.