A Apple anunciou a chegada do chip M4 com até 10 núcleos de CPU. O anúncio ocorreu durante o lançamento dos novos tablets iPad Pro. Sendo assim, a Apple anunciou o M4 como seu mais novo design de silício interno.
“O M4 tem o Neural Engine mais rápido de todos os tempos da Apple, capaz de até 38 trilhões de operações por segundo, o que é mais rápido do que a unidade de processamento neural de qualquer PC de IA hoje. Combinado com largura de banda de memória mais rápida, juntamente com aceleradores de aprendizado de máquina (ML) de próxima geração na CPU e uma GPU de alto desempenho, o M4 torna o novo iPad Pro um dispositivo escandalosamente poderoso para inteligência artificial.”
O Apple M4 é construído em um processo TSMC de 3nm de segunda geração e apresenta até 10 núcleos de CPU por meio de quatro núcleos de desempenho e seis núcleos de eficiência. O Apple M4 também tem uma nova GPU de 10 núcleos baseada na arquitetura de GPU introduzida no M3.
O Apple M4 também incorpora um novo Neural Engine com até 38 TOPS. A Apple diz que o M4 é 50% mais rápido do que o M2 que alimentava anteriormente o iPad.
“O novo iPad Pro com M4 é um ótimo exemplo de como a construção do melhor silício personalizado da categoria permite produtos inovadores”, disse Johny Srouji, vice-presidente sênior de tecnologias de hardware da Apple. “O desempenho eficiente em termos de energia do M4, juntamente com seu novo mecanismo de exibição, torna possível o design fino e a exibição revolucionária do iPad Pro, enquanto melhorias fundamentais na CPU, GPU, Neural Engine e sistema de memória tornam o M4 extremamente adequado para os aplicativos mais recentes que utilizam IA. Ao todo, este novo chip torna o iPad Pro o dispositivo mais poderoso do seu tipo.”
Apple anuncia o chip M4 com até 10 núcleos de CPU
Por enquanto, o Apple M4 é encontrado apenas nos modelos recém-anunciados do iPad Pro, mas presumivelmente com o tempo começará a ser lançado para novos Macs, quando é mais itens de trabalho para a equipe do Asahi Linux e comunidade de código aberto para habilitar o suporte ao Linux no M4.
Quem quiser saber mais sobre o chip Apple M4 podem fazê-lo através do comunicado de imprensa da Apple.