A Apple abandonou o Touch ID, adotando o Face ID como mecanismo de desbloqueio dos seus iPhones. E, embora a empresa o teste, trazê-lo em seus iPhones é outra história.
Apesar de rumores indicarem que a Apple estudaria um Touch ID sob a tela, os especialistas parecem confirmar que esse sistema não é mais relevante nos dispositivos de última geração da Apple.
Reconhecimento digital para desbloqueio de smartphones
Com o Face ID, a Apple pensou ter encontrado uma tecnologia ainda mais rápida e segura para substituir o Touch ID, mas por vários motivos, o reconhecimento de impressão digital ainda é preferido por alguns usuários.
A empresa já considerou oferecer um sistema Touch ID sob a tela em seus smartphones de última geração, mas segundo jornalistas do Bloomberg (Via: PhonAndroid), a ideia foi abandonada.
Nas redes sociais, as opiniões se dividem. De acordo com um membro do AppleInsider, o Face ID é mais rápido, seguro e fácil de usar desde o iPhoneX. Outro participante acrescenta que desde o fim do uso obrigatório da máscara, desapareceu a necessidade de passar pelo reconhecimento digital, aponta o PhonAndroid.
Apple não inserirá o Touch ID em seus iPhones antes do iPhone 17
Outros afirmam que o reconhecimento facial nem sempre é confiável, às vezes é preciso tentar várias vezes para usar o telefone. O reconhecimento digital melhorou e não requer tanta atenção.
Outros usuários apontam que o uso da tecnologia Touch ID permanece apropriado em computadores (sob MacOS ou Windows): continua sendo muito mais confiável e menos dispendioso de implementar neste tipo de dispositivo.
O Bloomberg, portanto, confirma as previsões de Ming Chi Kuo, principal especialista em cadeia de suprimentos da Apple, de que o Touch ID não voltará ao iPhone por alguns anos. Portanto, será necessário esperar até 2025 para ver o Touch ID sob a tela do iPhone 17.
A decisão é certamente compreensível, mas um tanto surpreendente quando você sabe que o Samsung Galaxy S22, o OnePlus 10 Pro e outros Xiami 12 Pro, em suma, o carro-chefe das marcas concorrentes, integram essa tecnologia para o deleite de seus usuários.
Dito isto, o sensor Touch ID continua a ser mais barato de fabricar e implementar, razão pela qual, segundo os especialistas, a gama iPhone SE da Apple ou a 10ª geração do iPad deve continuar a oferecer este tipo de desbloqueio.
Não sabemos se o Touch ID de volta aos iPhones é uma boa ideia. No entanto, pode agradar a alguns usuários.