Mais uma demissão em massa na Apple. A empresa está demitindo mais de 700 funcionários, pois acaba de cancelar seu projeto Apple Car e também está reconsiderando o projeto de desenvolvimento interno de telas Micro-LED. As demissões ficaram conhecidas depois que a empresa apresentou avisos WARN no estado da Califórnia.
Demissões na Apple afetam projetos como Apple Car
Conforme visto por 9to5Mac no último relatório WARN fornecido pelo Departamento de Desenvolvimento de Emprego da Califórnia, as demissões afetam projetos que foram notícia recentemente. Por exemplo, a Apple está demitindo 58 funcionários de um de seus escritórios em Santa Clara. Este escritório específico pertencia à LuxVue Technology, empresa especializada em displays Micro-LED que a Apple adquiriu em 2014.
Nos últimos meses, surgiram diversos rumores sobre o cancelamento da Apple de seus planos de projetar e produzir seus próprios monitores Micro-LED para o Apple Watch. O Bloomberg informou recentemente que a Apple desistiu do projeto porque as telas “eram difíceis de produzir em quantidades suficientes”.
Há também mais de 120 avisos de demissão apresentados pela Apple em San Diego, o que se alinha com um relatório de janeiro sobre a empresa ter fechado recentemente um escritório de operações de dados da Siri localizado lá. O escritório foi responsável por avaliar as respostas da Siri aos usuários e por ajudar a empresa a melhorar a precisão da plataforma. Na época, a Apple se ofereceu para realocar todos os funcionários afetados para escritórios em Austin, Texas, se concordassem.
Encerramento do Apple Car
O encerramento do projeto Apple Car (conhecido internamente como Titan) também resultou em demissões. Alguns dos escritórios listados pelos registros foram usados pela Apple para desenvolver e testar seu carro elétrico. A empresa vinha trabalhando ativamente na construção de um veículo desde 2014, mas os desafios que o cercavam fizeram a Apple desistir do projeto no início deste ano.
A Apple geralmente tenta realocar funcionários de projetos descartados para outros departamentos. Alguns dos engenheiros que trabalham no Apple Car receberam ofertas de cargos para trabalhar em recursos relacionados à IA na Apple. No entanto, nem todos têm a oportunidade de serem transferidos, uma vez que havia mais de 2.000 pessoas trabalhando neste projeto específico.
Ao mesmo tempo, as demissões relacionadas à equipe Micro-LED corroboram os rumores de que a Apple demorará mais para construir seus próprios displays. Quanto às demissões relacionadas à Siri, a mudança pode estar relacionada a uma grande reformulação do assistente virtual da Apple que vem com o iOS 18, pontuou o 9to5Mac.