Há poucos dias soubemos que a TSMC começaria a produção de chips de 3 nm para a Apple. Agora, o analista Ming-Chi Kuo, prevê que o novo hardware do MacBook Pro e iPad Pro que entrará em produção em massa este ano não usará a nova tecnologia de chip de 3 nm. Segundo ele, a Apple deve lançar um MacBook Pro e iPad Pro com chips de 3 nm apenas em 2023.
MacBook Pro e iPad Pro deste ano
Um relatório da cadeia de suprimentos no início deste mês indicou que a TSMC, parceira da Apple, iniciaria a produção de novos chips de 3 nm a tempo deles serem inseridos nos novos Macs ainda este ano.
No início desta semana, Kuo disse que novos modelos de MacBook Pro entrariam em produção em massa no quarto trimestre de 2022, mas com chips de 5 nm. Em um post de acompanhamento no Twitter, Kuo elaborou seu raciocínio para isso. Segundo ele, “A EMS deve comprar componentes a partir de outubro o mais tardar para produtos que entrarão em produção em massa no 4T22, mas os chips de 3 nm não estarão disponíveis até janeiro de 2023”. Isso significa que os novos MacBook Pro e iPad Pro, que entrarão em produção em massa no quarto trimestre de 2022 terão um chip novo, mas de 5 nm.
“O ciclo de produção de chips de 3 nm da TSMC é de cerca de 4 meses, portanto, embora a TSMC tenha dito que iniciaria a produção em massa de 3 nm a partir de setembro, levaria até janeiro de 2023 para ser lançado o mais cedo possível. É por isso que a TSMC ofereceu a orientação de que 3nm contribuirá com a receita a partir do 1S23”.
Fabricação de chips de 3 nm para MacBook Pro e iPad Pro e outros produtos Apple
O tamanho do processo de fabricação mede aproximadamente a distância entre os transistores em um chip. Quando o tamanho do processo diminui, os intervalos entre os transistores são reduzidos. Isso geralmente resulta em um design mais eficiente em termos de energia e de maior desempenho.
O que isso significa? Significa que uma redução nos processos de fabricação de 5 nm para 3 nm aumentará o desempenho e a eficiência dos chips de silício da Apple que a Apple usa em todos os seus produtos. Isso inclui os chips da série A dentro do iPhone, bem como os chips da série M dentro do Mac e iPad.
Ainda não está claro se a Apple lançará novas atualizações do MacBook Pro este ano. Com a produção em massa prevista para o quarto trimestre, é possível que as máquinas sejam lançadas este ano, mas, dadas as interrupções contínuas da cadeia de suprimentos, um atraso para 2023 não pode ser descartado.
Espera-se que as novas atualizações do MacBook Pro de 14 e 16 polegadas se concentrem quase inteiramente no desempenho e nos chips atualizados do M2 Pro e M2 Max.