O Snapchat está perdendo dinheiro há algum tempo, devido a uma desaceleração e pela concorrência da Apple. As coisas estão tão ruins para a Snap, proprietária do Snapchat, que ela precisará demitir funcionários, graças essa concorrência da Apple.
Sanap demitirá funcionários
As informações vêm de um novo relatório do The Verge (Via: 9to5Mac), que aponta que a Snap Inc. (a empresa proprietária do Snapchat) planeja demitir cerca de 20% de seus funcionários nos próximos dias.
Ainda de acordo com o relatório, a empresa estaria planejando as demissões “nas últimas semanas”. Fontes revelaram que alguns departamentos serão mais afetados do que outros.
Um dos departamentos que mais enfrenta demissões são os miniaplicativos e jogos para Snapchat. Aqueles que trabalham na divisão de hardware, responsável pelos óculos Spectacles AR, também serão severamente afetados. Snap Inc. tem atualmente mais de 6.400 funcionários.
O 9to5Mac aponta que, se considerarmos uma demissão de 20%, isso significa que a empresa perderá mais de 1.000 funcionários. Essas pessoas ficarão desempregadas em breve, de acordo com o relatório.
A empresa não se posiciona sobre as demissões
A Snap Inc. se recusou a comentar sobre as demissões. Mas, como observado pelo relatório, a demissão não é uma surpresa. O Snapchat contratou um grande número de funcionários durante a pandemia.
No entanto, desde o início de 2022, a Snap Inc. perdeu cerca de 80% de seu valor nos preços das ações. E no ano passado, a empresa reportou lucros abaixo do esperado.
Apple tem feito Snap perder dinheiro
Uma das razões pelas quais a Snap Inc. vem perdendo dinheiro é a Apple. O CEO da empresa, Evan Spiegel, revelou no ano passado que as últimas mudanças nas políticas de privacidade do iOS tornaram mais difícil para os parceiros anunciar no aplicativo iOS do Snapchat. Isso, é claro, reduziu os lucros de publicidade da empresa.
Spiegel disse em outubro de 2021 que “Embora tenhamos previsto algum grau de interrupção nos negócios, a nova solução de medição fornecida pela Apple não foi dimensionada como esperávamos”.
A Snap Inc. também vinha investindo pesadamente em seu próprio hardware, que inclui o Spectacles e o drone com câmera Pixy. No entanto, Spectacles nunca se tornou um sucesso, e Pixy foi recentemente cancelado depois de estar à venda por apenas alguns meses.
Com a Apple prestes a entrar no mercado de AR/VR com seu suposto fone de ouvido, as coisas podem ficar ainda mais difíceis para o hardware do Snapchat. Mesmo assim, a base de usuários do Snapchat vem crescendo fortemente. A plataforma agora tem mais de 347 milhões de usuários diários.