Apple lança atualizações de segurança para corrigir vulnerabilidades em seus sistemas operacionais

produtos-apple-cada-vez-mais-vulneraveis-a-amecas-de-seguranca-saiba-o-motivo

A Apple mantém seu ecossistema sempre atualizado, mas isso não o livra de vulnerabilidades. No entanto, novas atualizações são lançadas para corrigir qualquer problema, como agora. A Apple acaba de lançar atualizações de segurança para corrigir 37 vulnerabilidades que afetam os sistemas iOS, iPadOS, macOS, tvOS e watchOS.

Vulnerabilidades em sistemas operacionais Apple

As falhas abordadas pela Apple levam à execução arbitrária de código, escalação de privilégios, negação de serviço (DoS) e divulgação de informações. Abaixo está a lista de atualizações de segurança da Apple:

NOME E LINK DE INFORMAÇÕESDISPONÍVEL PARA
Safari 15.6macOS Big Sur e macOS Catalina
watchOS 8.7Apple Watch Series 3 e posterior
Atualização de segurança 2022-005 CatalinamacOS Catalina
macOS Big Sur 11.6.8macOS Big Sur
macOS Monterey 12.5macOS Monterey
tvOS 15.6Apple TV 4K, Apple TV 4K (2ª geração) e Apple TV HD

Falhas abordadas

apple-lanca-atualizacoes-de-seguranca-para-corrigir-vulnerabilidades-em-seus-sistemas-operacionais

Um dos problemas mais graves abordados pela Apple nessas atualizações é um estouro de buffer de heap rastreado como CVE-2022-2294. A vulnerabilidade reside no componente Web Real-Time Communications (WebRTC) e foi descoberta por pesquisadores do Google que confirmaram que ela é explorada ativamente em ataques direcionados a usuários do Chrome.

A vulnerabilidade foi relatada por Jan Vojtesek da equipe Avast Threat Intelligence em 01 de julho de 2022 e parece que é essa atualização resolve de uma vez por todas esse problema.

Outro problema de execução de código arbitrário que foi resolvido pela empresa com o lançamento do Safari 15.6 são: CVE-2022-32792, um problema de gravação fora dos limites foi resolvido com validação de entrada aprimorada.

Além disso, a empresa também abordou várias falhas arbitrárias de execução de código que afetam o Neural Engine, Audio, GPU Drivers, ImageIO e Kernel. Assim, essa atualização deve ser instalada o quanto antes.

Os usuários devem atualizar seus dispositivos instalando o iOS 15.6, iPadOS 15.6, macOS (Monterey 12.5, Big Sur 11.6.8 e 2022-005 Catalina), tvOS 15.6 e watchOS 8.7.

Essas atualizações são muito importantes e devem ser executas agora mesmo nos seus dispositivos. Se você ainda não as executou, é altamente recomendado que o faça isso agora mesmo.

Lembramos que, manter seus dispositivos atualizados pode te dar uma camada extra de segurança, já que os cibercriminosos miram nos sistemas desatualizados, nas falhas de segurança descobertas, para executarem suas ações. Essas atualizações para os sistemas operacionais da Apple, além de resolver os problemas que os usuários estão enfrentando, pode evitar outros futuros.