Apple Lisa tem seu código aberto e qualquer pessoa pode ter acesso ao código!

Apple Lisa tem seu código aberto e qualquer pessoa pode ter acesso ao código!

Código-fonte do Apple lisa é liberado para todos após 40 anos de existência. Agora, qualquer pessoa pode ter acesso, de maneira legal, ao projeto que revolucionou o mercado. A novidade está sacudindo o mundo universitário e de pesquisas, afinal de contas o Apple Lisa trouxe ao público a GUI, a famosa interface de usuário. Porém, o foco no caso da Apple Lisa era o grande público.

Um pouco mais sobre o Apple Lisa

Apple Lisa foi um dos computadores mais famosos da história de computação. O motivo do sucesso é que a temida tela preta poderia ficar de lado, isso foi possível pois a Apple comprou a primeira GUI facilitando o uso por muita gente no mundo todo. Mas, o conceito de GUI já existia, ele era utilizado pela famosa Xerox Parc, mas não deu muito certo, as pessoas não gostaram do modelo Xerox.

O tempo passou e Steve Jobs percebeu que ter uma GUI era essencial para que o mundo pudesse utilizar o Apple Lisa. Quando lançado, Lisa não teve tantas vendas como esperado, e foi até rotulado como um fracasso de vendas naquela época por conta do alto preço.

Mas, o Lisa acabou abrindo caminho para o Macintosh, e este sim seria o sonho de consumo do grande público e chamou a atenção de todo o mercado de tecnologia. E agora, após 40 anos, o Computer History Museum (CHM) tornou o código-fonte do Apple Lisa aberto.

Vídeo de demonstração do Apple Lisa naquela época

Código-fonte do Apple Lisa

Se você ficou interessado pelo código-fonte do Apple Lisa saiba que você pode ter acesso agora mesmo. Para isso, você precisa preencher um formulário. Mas, lembre-se que código aberto não é software livre. Então, há algumas questões que precisa de atenção. Nos termos de uso você precisa ficar ciente de que o código não foi vendido para você, apenas licenciado.

Além disso, caso haja a criação de um subproduto do Apple Lisa, você precisa conceder a Apple uma cópia sem limites de uso ou com tempo para expiração. Além disso, você precisa reconhecer a Apple como dona do projeto original. Assim, a liberação dar-se por um modelo de licença Apple chama de “Licença Acadêmica”. Assim, o uso comercial do código é totalmente proibido.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.