A Autoridade da Concorrência da França aplicou uma multa de € 150 milhões (aproximadamente R$ 937,5 milhões) à Apple, alegando que a empresa utiliza o sistema App Tracking Transparency (ATT) para fortalecer seu domínio no mercado de aplicativos móveis de maneira desleal.
Regulador acusa Apple de prejudicar concorrência
Lançado em 2021, o ATT obriga desenvolvedores a exibir dois pop-ups solicitando permissão para rastrear dados do usuário em outros aplicativos e sites. Entretanto, quando se trata dos próprios serviços da Apple, a escolha de permitir ou negar o rastreamento pode ser feita com apenas um toque. Para a agência reguladora, essa diferença cria um obstáculo para apps de terceiros, dificultando a concorrência.
Grandes empresas do setor, como Facebook, Twitter e Snapchat, já haviam expressado preocupação com o impacto do ATT na publicidade digital. Estima-se que a perda coletiva de receita publicitária devido à nova política tenha chegado a US$ 10 bilhões (cerca de R$ 50,3 bilhões).

Pequenos desenvolvedores são os mais afetados
A multa aplicada não impõe alterações imediatas no ATT, mas a Apple deverá publicar um resumo da decisão em seu site por sete dias. A agência reguladora destaca que os pequenos desenvolvedores são os mais prejudicados, pois têm menos recursos para coletar dados alternativos e oferecer publicidade segmentada.
Em resposta, a Apple defendeu seu sistema, afirmando que “o App Tracking Transparency fornece aos usuários mais controle sobre sua privacidade com um aviso claro e padronizado para todos os desenvolvedores, incluindo a própria Apple”. A empresa também ressaltou o apoio de consumidores e autoridades de privacidade ao recurso.