A Apple parece empenhada em impedir que seus iPhones sejam roubados dos clientes. A mais recente medida de prevenção contra roubo da Apple foi lançada ontem para testadores beta: Bloqueio de Ativação para componentes do iPhone.
iPhones à prova de roubo
Essa nova medida de prevenção da Apple provavelmente gerará alguma controvérsia, pois introduz outra barreira aos reparos “faça você mesmo” usando peças coletadas de dispositivos quebrados, mas a empresa também está trabalhando em uma solução para isso.
Find My
O primeiro grande recurso de redução de roubo da Apple foi o Find My. Isso significava que se alguém roubasse seu dispositivo, e você tivesse acesso a outro produto da Apple ou simplesmente à web, você poderia rastrear sua localização. Os ladrões logo descobriram que desligá-lo interromperia o rastreamento, mas a Apple consertou isso em 2021. Esse recurso é padrão no iPhone 11 e posteriores.
Bloqueio de ativação
Embora o Find My tenha tornado a vida dos ladrões mais arriscada, o Bloqueio de Ativação em si foi uma virada de jogo. Ele foi introduzido em 2013 e, mesmo que um ladrão limpe e reinicie completamente um iPhone, ele não poderá ser ativado por ninguém sem o ID Apple e a senha do proprietário original.
Com esse único movimento, a Apple eliminou uma grande fatia do mercado de iPhones roubados, já que eles não podiam mais ser simplesmente redefinidos e vendidos como um telefone funcional.
Então, se um ladrão roubasse o iPhone de alguém, a única coisa que lhe restava a fazer era desmontar o dispositivo para obter as peças.
Bloqueio de ativação para peças do iPhone
Em abril, a Apple anunciou que resolveria esse problema estendendo o Bloqueio de Ativação aos principais componentes do iPhone.
A Apple também estenderá seu popular recurso de Bloqueio de Ativação para peças do iPhone, a fim de impedir que iPhones roubados sejam desmontados para peças. Solicitado por clientes e autoridades policiais, o recurso foi projetado para limitar o roubo de iPhones, bloqueando a reativação de um iPhone perdido ou roubado. Se um dispositivo em reparo detectar que uma peça suportada foi obtida de outro dispositivo com Bloqueio de Ativação ou Modo Perdido habilitado, os recursos de calibração para essa peça serão restritos.
Esse recurso agora foi detectado no que esperamos ser o beta final do iOS 18.
A versão RC (Release Candidate) do iOS 18 lançada para desenvolvedores e testadores beta públicos na segunda-feira habilita o Bloqueio de Ativação para peças do iPhone. O recurso, conforme descrito anteriormente pela Apple, vincula sua Conta Apple não apenas ao seu iPhone, mas também a componentes como bateria, câmeras e tela com base em seus números de série individuais.
É claro que isso não resolverá o problema completamente, pois não cobre todos os componentes, e pode haver alguns que aceitarão a falta de calibração e as mensagens de alerta irritantes em troca de um reparo barato. Mas isso causará um grande impacto no mercado de iPhones roubados, porque a maioria das pessoas não comprará um dispositivo com problemas óbvios, especialmente quando esses problemas sugerem que ele pode conter peças roubadas.
Um ladrão que pensa em roubar um iPhone sabe que sua localização pode ser rastreada; que ele não poderá vendê-lo como um telefone funcional; e que agora ele valerá muito menos como peças.
Via: 9to5Mac