Apple tem acesso a protótipo de chip de 2nm da TSMC, isso porque é a maior cliente da empresa. A Apple conseguiu reservar a maior parte da produção inicial de 3 nm da TSMC para o chipset A17 Pro, que está sendo usado para alimentar o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max. Mas e essa nova tecnologia?
À medida que o número do nó do processo diminui, os transistores usados por um chip ficam menores, o que significa que mais deles podem caber no pequeno espaço dentro de um SoC. Quanto maior a contagem de transistores de um chip, mais poderoso e/ou eficiente em termos energéticos ele é.
Apple e NVIDIA tiveram a chance de examinar protótipo de chip de 2nm da TSMC
Olhando para o iPhone como exemplo, a série iPhone 11 era alimentada pelo A13 Bionic de 7nm que carregava 8,5 bilhões de transistores. O A17 Pro de 3nm possui 19 bilhões de transistores. E como leva alguns anos para construir as fábricas e encomendar o maquinário necessário, já sabemos há algum tempo que a TSMC está trabalhando na produção de chips de 2nm.
De acordo com o The Financial Times (Via: Phone Arena), a Apple já teve a chance de conferir protótipos de 2nm construídos no nó N2 da TSMC. O relatório observou que outro grande cliente da TSMC, NVIDIA, também conseguiu visualizar o protótipo do chip de 2nm.
De acordo com a própria TSMC, anteriormente, a empresa iniciaria a produção em volume de 2 nm em 2025 e em comunicado ao The Financial Times, a empresa disse que está “progredindo bem e no caminho certo para a produção em volume em 2025, e será a tecnologia de semicondutores mais avançada da indústria tanto em densidade quanto em eficiência energética quando for introduzido.” Supondo que não haja atrasos, o iPhone 17 Pro e o iPhone 17 Pro Max podem ser os primeiros aparelhos da Apple a serem alimentados por um processador de aplicativo (AP) de 2nm, possivelmente o A19 Pro.
Em 2nm, a TSMC lançará seus novos transistores Gate-all-around (GAA) que cobrem o canal em todos os quatro lados, reduzindo vazamentos de corrente e proporcionando ganhos em eficiência energética. A Samsung Foundry já usa GAA em sua produção de 3nm.
Samsung e outras empresas no páreo
A Samsung diz que está pronta para a produção de 2nm. “Estamos bem equipados para preparar a produção em massa de SF2 até 2025”, disse Samsung. “Como fomos os primeiros a dar o salto e fazer a transição para a arquitetura GAA, esperamos que o progresso do SF3 para o SF2 seja relativamente contínuo.” Enquanto a Apple e a NVIDIA conseguiram dar uma olhada em seu futuro, a TSMC está montando a lista final de seus clientes de 3nm e 2nm de acordo com o DigiTimes.
A Intel também está procurando obter alguns contratos de negócios da TSMC e da Samsung Foundry. O nó 18A de próxima geração da Intel (1,8 nm) pode tirar a liderança do processo do par e está oferecendo às empresas de design de chips produção de testes gratuita. A Intel poderia abalar o mercado.
Leslie Wu, presidente-executivo da empresa de consultoria RHCC, disse que as empresas que desejam ter seus designs de chips fabricados usando um nó de 2nm podem começar a espalhar sua produção de chips por várias fundições. Com a preocupação de que a China invada Taiwan seja sempre algo com que se preocupar, Wu disse: “É muito arriscado confiar apenas na TSMC”.
No entanto, a Apple confia exclusivamente na TSMC há anos. Esperamos que os chips de 2nm cheguem logo ao mercado.